Jogos como recursos didaticos nas aulas de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendoa socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, que implicam conhecimentos matemáticos se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao brincar e jogar, o ser humano fica tão envolvido com o que está fazendo, que coloca na ação seu sentimento eemoção. O jogo assim como a atividade artística, é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por isso, parte-se do voltar assimilando experiências e informações e, sobretudo, incorporando atividades e valores. Portanto, é através do jogo e do brinquedo que ele reduz e recria o meio circundante.
Os jogos na matemática assumem o papel importante, porque acriança envolve ao fazê-la e propicia a aprendizagem naturalmente, sem ter que ficar decorando coisas que não entendem o que torna uma aula cansativa, tanto para o professor que não vê o seu trabalho render, como para o aluno que acaba cansando e detestando a disciplina. O professor precisa preparar suas aulas antecipadamente, definindo os objetivos a serem alcançados para que não fique apenas parapreencher o tempo, sem ter clareza do que pretende. Sendo assim, cabe ao professor selecionar diversos materiais e incentivar os alunos para que possam manipular os objetos e descobrir que a matemática faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas.
Moura, (1991 p. 24), afirma que o jogo aproxima-se da Matemática via desenvolvimento de habilidades de resoluções de problemas.
Quando oaluno brinca, demonstra prazer em aprender e tem oportunidade de lidar com suas pulsões em busca da satisfação de seus desejos. Ao vencer as frustrações aprende a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente e reafirma sua capacidade de enfrentar os desafios com segurança e confiança. A curiosidade que a move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move oscientistas em suas pesquisas. Assim, seria desejável conseguir conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
Das situações acadêmicas, provavelmente a mais produtiva é a que envolve o jogo, quer na aprendizagem de noções, quer como meios de favorecer os processos que intervêm no ato de aprender e não se ignora o aspecto afetivo que, por sua vez, se encontra implícito nopróprio ato de jogar, uma vez que o elemento mais importante é o envolvimento do indivíduo que brinca. A atividade lúdica é, essencialmente, um grande laboratório em que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências produzem conhecimento.
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três tipos:
Jogos estratégicos, onde sãotrabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso. O fator sorte não interfere no resultado;
Jogos de treinamento, os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativaslistas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais, o que pode frustrar as idéias anteriormente colocadas;
Jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Com eles se consegue trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.
O uso de...
tracking img