Jogos africanos(macala)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os jogos africanos, em sua maioria, exigem raciocício e estratégia. Retratam, ludicamente, atividades naturais das tribos como o plantio e a colheita, caça e pesca, entreoutros. Descobertas arqueológicas comprovam a existência de alguns jogos à milhares de anos.

Mancala
É uma designação comum a mais de uma centena de jogos de tabuleirooriginários da África. O jogo existia, já, no antigo Egito, cerca de 1580 a.C., podendo observar-se tabuleiros de pedra esculpidos em diversos monumentos. A palavra mancala vem do árabemangala, mingala ou magala e do verbo naqala, significando mover, deslocar. Nela reside toda a essência do jogo. Diz-se que o jogo tem também um significado espiritual; era jogadodepois da morte de uma pessoa, para alegrar o espírito do morto antes de ser enterrado. Famílias antigas guardavam as estratégias com um segredo que eram passadas de geração ageração.

                                                                        JOGAR

Objetivo
O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do queo oponente; No começo da vez de um jogador, selecionam uma cavidade com sementes que será semeada no tabuleiro. O jogo é normalmente jogado num tabuleiro, com duas filas deburacos de cada lado e um buraco maior à direita de cada jogador, o seu "mancala". As peças usadas neste jogo são "sementes", todas iguais. O objectivo do jogo é, fundamentalmente,conseguir colocar mais peças no buraco maior (depósito) que o adversário. Os jogadores alternam a fazer movimentos. O movimento "base" do jogo é pegar nas sementes que seencontram numa das casas do seu lado e distribuí-las pelas casas ao lado, no sentido anti-horário. Se passar pelo seu depósito, coloca lá uma peça; caso seja o do adversário, não. 
tracking img