Jogod

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Disciplina: Auditoria Operacional
Professor: Manuel Salgueiro


Estudo de Caso 1

A empresa de Auditoria Prates S/C. Ltda. é contratada por uma grandeempresa revendedora de peças de determinada região. Nas visitas preliminares e na conseqüente avaliação do controle interno, os auditores constatam que a empresa não possui um sistema de controle internoorganizado. Nas avaliações que se seguem, comprovam que, na ausência do tesoureiro, é o contador quem assume os serviços. Tal iniciativa é justificada pelo contador como decorrência das facilidades queos profissionais da área contábil têm no manejo da área financeira. "Com isso, evito muitos problemas", afirma o contador. Outra situação constatada pelos auditores diz respeito ao controle deestoques da empresa. O responsável pela área de compras efetua todos os procedimentos necessários à aquisição de mercadorias, tendo ainda como atribuição o recebimento, a conferência e a devolução, casoapresentem problemas. O controle é periódico, sendo as contagens físicas efetuadas de seis em seis meses. Quem efetua as contagens são os funcionários do almoxarifado, pois, segundo o responsável, elestêm melhor conhecimento da organização e localização dos produtos, o que facilita o processo, além de reduzir o custo e o tempo de execução do trabalho.
Faça uma análise do sistema de controle internoda empresa, avaliando os procedimentos que estão sendo utilizados pelas áreas de Tesouraria e Estoques.

Baseado no exame de avaliação nacional de cursos (2003)

Estudo de Caso 2

Analise osistema de controle interno de compras e pagamentos, abaixo mencionado, e determine a forma pela qual esse sistema detectaria possíveis documentos falsos colocados por qualquer das áreas envolvidas.

•Compras – elabora pedido de compras e seleciona o fornecedor que ofereceu as melhores condições comerciais e formaliza a compra por meio do formulário “ordem de compra”. Uma cópia desse formulário...
tracking img