Jogod

560 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Disciplina: Auditoria Operacional
Professor: Manuel Salgueiro

Estudo de Caso 1

A empresa de Auditoria Prates S/C. Ltda. é contratada por uma grande empresa revendedora de peças de determinada região. Nas visitas preliminares e na conseqüente avaliação do controle interno, os auditores constatam que a empresa não possui um sistema de controle interno organizado. Nas avaliações que se seguem, comprovam que, na ausência do tesoureiro, é o contador quem assume os serviços. Tal iniciativa é justificada pelo contador como decorrência das facilidades que os profissionais da área contábil têm no manejo da área financeira. "Com isso, evito muitos problemas", afirma o contador. Outra situação constatada pelos auditores diz respeito ao controle de estoques da empresa. O responsável pela área de compras efetua todos os procedimentos necessários à aquisição de mercadorias, tendo ainda como atribuição o recebimento, a conferência e a devolução, caso apresentem problemas. O controle é periódico, sendo as contagens físicas efetuadas de seis em seis meses. Quem efetua as contagens são os funcionários do almoxarifado, pois, segundo o responsável, eles têm melhor conhecimento da organização e localização dos produtos, o que facilita o processo, além de reduzir o custo e o tempo de execução do trabalho.
Faça uma análise do sistema de controle interno da empresa, avaliando os procedimentos que estão sendo utilizados pelas áreas de Tesouraria e Estoques.

Baseado no exame de avaliação nacional de cursos (2003)

Estudo de Caso 2

Analise o sistema de controle interno de compras e pagamentos, abaixo mencionado, e determine a forma pela qual esse sistema detectaria possíveis documentos falsos colocados por qualquer das áreas envolvidas.

• Compras – elabora pedido de compras e seleciona o fornecedor que ofereceu as melhores condições comerciais e formaliza a compra por meio do formulário “ordem de compra”. Uma cópia desse formulário é

Relacionados

  • Teoria de jogod
    2302 palavras | 10 páginas
  • Badminton
    1804 palavras | 8 páginas
  • badminton-historia
    5691 palavras | 23 páginas
  • Mercado de jogos eletronicos, a burocracia, o mercado e os impostos deste produto
    11240 palavras | 45 páginas