Badminton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Badminton

[pic]

Escola Secundária de Alfragide
Trabalho realizado por: Cíntia Lopes 12ºF
Professora: Carla Preto
Disciplina: Educação Fisíca
Data de entrega: 24/11/2011

Ano lectivo 2011/2012

Índice

Introdução...............................................................................................pág.2
Origens doBadminton............................................................................pág.3
Regras....................................................................................................pág.4
Fundamentos técnicos...........................................................................pág.9
Conclusão..............................................................................................pág.12Bibliografia.............................................................................................pág.13

Introdução

Visto que por atestado médico não realizo aulas práticas foi-me proposto pela professora de Educação Física a realização de um trabalho teórico no âmbito dos conteúdos leccionados de Badminton na disciplina em questão.
Neste trabalho, conforme me foi solicitado, abordarei os temas da origem destedesporto, as regras e os fundamentos técnicos.

Origens do Badminton

O Badminton teve sua origem mais ou menos há dois mil anos na Grécia. Lá existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O jogo tinha como objectivo rebater um volante com tacos, não deixando que o volante caísse no chão.

É através de HenriquePinto, por volta de 1953, que a modalidade começa a ser praticada no nosso país.

O calendário do Badminton apresenta seis grandes torneios promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995 o badminton foi incluídonos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, passará a ser disputado nos demais Jogod Pan-Americanos.

O Badminton apareceu pela primeira vez nas olimpíadas, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um desporto de demonstração. Em Seul, 1988, o Badminton foi jogado como desporto de exibição. Já a partir de 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona o Comité Olímpico promoveu obadminton a desporto olímpico.

Regras
-O campo (Lei 1)
O jogo realiza-se num recinto rectangular de dimensões 13,40m X 5,18m nos jogos de singulares e de 13,40m X 6,10m nos jogos de pares. Este campo está limitado por duas linhas laterais e duas de fundo que são as linhas de serviço, o campo é dividido ao meio por uma rede.
-Postes (Lei 2)
Os postes são colocados sobre as linhas laterais depares. Têm 1,55m de altura e mantêm a rede esticada.
-A rede (Lei 3)
A rede coloca-se a dividir o campo, tem a mesma altura que os postes e mede 76cm de largura e 6,10 de comprimento.
-O volante (Lei 4)
O volante pode ser sintético ou feito de materiais naturais. Deve ter 16 penas de ganso do mesmo comprimento, fixadas na base e ligadas entre si formando um círculo com um diâmetro de entre 58a 68mm. Os volantes sintéticos têm penas falsas. A base do volante é arredondada no fundo com um diâmetro entre 25mm e 28. O peso do volante varia entre 4,74gr e 5,50.
-A raqueta (Lei 5)
A raqueta no seu comprimento total não excederá 68cm de comprimento e 23 cm de largura. A superfície onde bate o volante é plana e constituída por cordas entrelaçadas e cruzadas. Esta superfície não deveráexceder 28cm de comprimento por 22cm de largura.

-Os jogadores (Lei 7)
O jogo pode ser de pares (2 jogadores de cada lado) ou singulares (1 de cada lado)
O lado que serve é o “servidor” e o oposto é o “recebedor”.

-O sorteio (Lei 8)
Antes de começar o jogo, sorteia-se quem escolhe servir, receber, ou o lado do campo.

-A pontuação (Lei 9)
Um jogo disputa-se à melhor de 3 sets de 21...
tracking img