Jogo das cores proibidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos durante a realização do Jogo das Cores Proibidas, pautando-se, para isso, na concepção sócio - interacionista do desenvolvimento, tal como elaborada por Lev Vygotsky.
Na concepção de Vygotsky, para que se pudesse entender o desenvolvimento dos processospsicológicos superiores, como atenção, memória, cognição, não bastava apenas estudar os aspectos físicos, biológicos dos seres humanos, tal como os mecanicistas e deterministas faziam. Isso porque, para os psicólogos sócio - históricos, o indivíduo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é também influenciado pela sociedade e cultura em que está inserido. Neste sentido, Vyogotsky utilizou dasidéias marxistas, e viu no método do materialismo histórico e dialético a solução para a dicotomia existente na época no que diz respeito ao estudo do ser humano. Pensava em desenvolver uma psicologia que fornecesse uma síntese das teorias existentes e que todos os fenômenos fossem estudados como processos em constante movimento e transformação. Materialismo histórico dialético significa partedas condições materiais do ser humano, em que existem duas coisas opostas entre si, as quais se relacionam e modificam, e isto será transmitido de uma cultura para outra, sempre se transformando. Na visão de Vygotsky, nós, seres humanos, nascemos inseridos em uma cultura, com crenças, religiões e características específicas e, por isso, ela é uma das principais influências no desenvolvimento. Pelainteração com os outros nós aprendemos e desenvolvemos capacidades de agir sobre o mundo.(OLIVEIRA, 1997).
O teórico pretendia elaborar uma abordagem que buscasse fazer uma síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfaseda dimensão sócio histórica e na interação do homem com o outro no espaço social. Sua abordagem sócio-interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da história do indivíduo (Vygotsky, 1996).
Os processos psicológicos superiores se diferem dos mecanismos mais elementares pelacapacidade de pensar em algo que está ausente, imaginar, planejar antes de agir e etc. E essas capacidades vão surgindo a partir da interação com o meio físico e social em que vive.
Um conceito muito utilizado por Vygotsky é o conceito de mediação. Como descrito por Oliveira (1997), “mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, na qual a relação passa a sermediada pelo elemento.” (p. 26). E essas relações mediadas passam a ser mais comuns em nosso relacionamento. Essas mediações se dão pelo uso de instrumentos e signos. Os instrumentos surgiram pela necessidade de comunicação entre os indivíduos. É um elemento imposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, transformando a natureza e conseqüentemente se transformando. Utilizamos osinstrumentos para intervir na natureza. Os signos são utilizados e auxiliam um problema psicológico, são instrumentos psicológicos, que dirigem ações psicológicas, não auxiliando em ações concretas como os instrumentos. Existem os signos externos, algo que faça lembrar; e os signos internos, representações já internalizadas. A mediação colaborou para que as ações psicológicas se tornassem maissofisticadas, voluntárias, intencionais e controladas pelo indivíduo. Conforme o desenvolvimento vai ocorrendo através da mediação, vamos adquirindo a linguagem e internalizando os significados.
A fala é que permite a passagem para uma inteligência racional. Aproximadamente até uns seis anos de idade as crianças apresentam uma fala egocêntrica, que é aquela por meio da qual elas falam junto com a...
tracking img