Jenny holzer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascida em 1950 no estado de Ohio (EUA), Jenny Holzer, uma importante artista contemporânea, iniciou sua produção artística exclusivamente com textos. Mesmo seu trabalho estando totalmente ligado àspalavras, ela não foca em produzir literatura, pois todas suas produções não passam por nenhuma edição. Pelo contrário, são expostas e podem ser lidas por qualquer um. Com as palavras, Holzer pode secomunicar de uma maneira que talvez a pintura não possibilitasse. Quanto ao conteúdo de seus trabalhos, percebemos que possuem forte carga poética, social e política. Abordam temáticas sobre sexo,morte, guerra, feminismo, amor, individualidade, etc. A artista tenta fazer com que os leitores confrontem com frases fortemente simbólicas, já que requerem que o espectador olhe para dentro de si eenfrente seus medos e angústias. Portanto, essas obras interferem claramente no espaço íntimo de cada indivíduo.
Sua primeira criação, chamada Truisms (“Truísmos”), apresenta breves sentenças queprovocam um forte impacto no indivíduo que as lê. Foram fixadas em postes, coladas em cabines telefônicas e até impressas em camisetas, com frases como “proteja-me do que eu quero” ou “falta de carisma podeser fatal”. Em 1977, propõe uma discussão de como a arte é recebida pela sociedade de consumo, tendo em vista a crescente influência dos meios de comunicação de massa. Assim, passa a utilizar locaisde comunicação mais imediata com o público, inserindo suas obras em enormes painéis de LED e projeções luminosas pelo cenário urbano para mostrar que sua arte dialoga com a mídia e para acabar com oestereótipo de que o espaço urbano é utilizado apenas para fins publicitários e comerciais.
A maioria dos escritos utilizados por Holzer são de sua autoria, mas a artista também se apropria de frasesencontradas em portas de banheiros, anúncios publicitários, placas de caminhão e muitos outros, para depois reproduzi-las com um novo sentido: como arte. Sua produção não é um exercício de linguagem,...
tracking img