Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget (1896-1980)
Considerado um dos mais importantes pensadores do século II. Fundou a Epistemologia Genética, conhecida como a Teoria do conhecimento com base no estudo da genêsepsicológica do pensamento humano.
Com o nascimento de seus filhos amplia o convívio diário com “a criança pequena” possibilita o registro de observações, que geram novas hipóteses sobre asorigens da cognição humana.
Entre (1919/1921) em um encontro com Théodoro Simon, lhe possibilita investigar o pensamento infantil e descobre na criança pequena uma forma de raciocínio.Durante sua vida escreveu mais de cinquenta livros e diversos artigos, entre eles “A linguagem e o pensamento na criança, e “A gênese das estruturas lógicas elementares”.
Segundo ele existe quatroestágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano, que inicia-se desde o nascimento até o início da adolescência quando a capacidade plena de raciocínio é atingido.

Teoria dos estágios(1940-1945)
* Estágio sensório-motor ( 0 á 2 anos), período a criança conquista através da percepção e dos movimentos de todo o universo que a cerca. No final dessa fase embora compreenda algumaspalavras só é capaz da fala imitativa.
* Pré-operatório (2 á 7 anos) ,a criança está centrada em si mesma, é impossível o trabalho em grupo, é chamada a idade dos porquês e do faz-de-conta.
*Período operatório concreto (7 á 11 anos), tem-se a construção lógica,é a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de ponto de vista diferentes. Nesse período vaidesenvolvendo-se a cooperação facilitando assim o trabalho em grupo.
* Período das operações formais (11 á 12 anos em diante), o adolescente realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar demanipulação ou referências.
Sua teoria contribuiu para diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma das fases, com a pretensão de melhorar a educação.

Bibliografias:...
tracking img