Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

* A partir da leitura de Durkheim, estabeleça a diferença entre as formas de solidariedade mecânica e orgânica. (2.5) 
Resposta:
A solidariedademecânica valoriza a consciência coletiva o que se torna mais importante que a consciência individual. O individuo é parte da sociedade e sua maneira de agir é consequência do aprendido em sociedade. Ou seja,todos os indivíduos possuem características parecidas. Resultado de um conjunto de sentimentos e crenças comuns a todos os membros da sociedade da qual faz parte. Já a solidariedade orgânica possuiuma divisão de trabalho mais evoluída e organizada. Os indivíduos se diferenciam na maneira de pensar e agir, desenvolvendo sua própria personalidade. Continuam contribuindo para o coletivo, porém, tempensamentos próprios. A união resultante dessa solidariedade se torna mais fortalecida, embora seja dependente da sociedade, pois depende das partes que a compõem.

* Diga  quais são as formasde dominação legítima definidas por Weber e quais são seus respectivos princípios de autoridade ou motivos de submissão que lhes servem de justificativa. (2.5)
Resposta: São três formas de dominaçãolegal.
 Dominação tradicional. Aquela em que a obediência ocorre por costume, o comportamento já está intrínseca no individuo. É a dominação que tem raiz na cultura de uma sociedade. Como costumes eprincípios estabelecidos por crenças que foram herdados dos pais.
 Dominação carismática. Nela a relação se estabelece pela crença dos subordinados nas qualidades superiores do líder. Essas qualidadespodem ser tanto dons sobrenaturais quanto a coragem e a inteligência inigualável.
Dominação legal: Essa acontece através das leis. Neste caso os, indivíduos submete-se a um conjunto de normascriadas e definidas previamente que são aceitas por todos os integrantes. São essas normas determinam paralelamente a quem e em quem e até que ponto as pessoas devem obedecer. Exemplo são os estatutos e...
tracking img