Valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise comparativa do filme “ A Missão”

O filme a missão retrata a realidade vivida pelos índios e o processo da companhia de Jesus, mostrando tambem alguns pontos principais da escolarização.A escolarização estava ligada à política colonizadora dos portuguêses e os jesuitas usavam um plano de estudo da catequese que como ponto principal eles usaram a música, que foi a primeira formade contato entre os jesuitas e os indigenas. A educação jesuítica iniciou com o padre Manoel da Nóbrega e outros dois jesuitas. Por meio da companhia de Jesus, onde o ensino era totalmente católico,eles iniciaram o ensino com os índios com a intenção de catequiza-los e torna-los cristãos. Antes da chegada dos jesuitas, a educação não chegara a se estabelecer na comunidade indigena. O padre Manoelda Nobrega tinha em seu plano o ensino de portugês, a doutrina cristã e a escola de ler e de escrever. Sua intenção era de catequizar e instruir os indigenas como determinava o regimento.
Aformação intelectual oferecida pelos jesuitas e a formação da elite colonial, sendo a única que existia. Sendo que os filhos dos colonos também faziam parte deste ensino, mas havia uma diferença, elesseriam instruidos e os indigenas catequizados.
Colonizadores não aceitavam que os índios fosse instruidos, pois eles perderiam a mão de obra indigena e não poderiam escraviza-los. Os colonizadoresnão se preoucupavamnos interesses da camada dominante no caso os indigenas e sim em seus interesses proprios de dominar, as terras e os trabalhos indigenas. O objetivo dos colonizadores era o lucro, ea função da população colonial era propiciar tais lucros às camadas dominantes.
No filme “ a missão” mostra que eram os jesuítas os únicos educadores de profissão que contavam com significativoapoio real na colônia, e sendo assim planejaram, “o recolhimento” nos quais se educassem os mamelucos, os órfãos e os filhos dos principais (caciques) da terra “além dos filhos dos colonos brancos dos...
tracking img