Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade do Grande ABC - Uni ABC



















Professora: Elza P. Pontes Ribeiro

Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Educação

ATPS: Jean Piaget

ATPS: Lev Semionovich VygotskyJean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio.

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.

[pic]=== PARTE 1 ====

Piaget: grande contribuição para a pedagogia (Fonte Nova escola)A evolução do pensamento pedagógiFoi o nome mais influente no campo da educaçãoMais sobre teorias da aprendizagem. Séries Especiais
• Jean Piaget: desenvolvimento e aprendizagem


• Teoria passada a limpo
• Grandes Pensadores
Reportagens
• Inatismo, empirismo e construtivismo
• Sujeito epistêmico
• Esquemasde ação de Piaget
• Conhecimento prévio
• Adaptação e equilibração
Infográfico
Quase se tornou sinônimo de pedagogia. Ele nunca atuou como pedagogo antes de qualquer coisa, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena deraciocínio é atingida.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico, que é fundamental na escola. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas de certa forma demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada, pois não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições se não for de seu interesse ededicação do professor.
Para Piaget educar é provocar a atividade isto é, estimular a procura do conhecimento partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, descrevendo quatro etapas de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Ele acreditava que essas etapas devem ser preenchidas de formareta que o conhecimento foi construído pelo indivíduo por meio da ação. Portanto o meio ambiente e os conhecimentos influenciaram nesta evolução.
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãoscriativos e críticos.








Com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, antes de tudo orientar os alunos no caminho do aprendizado autônomo, o principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações.




Jean Piaget acreditava basicamente, que o desenvolvimento dainteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio físico e social é o que podemos chamar de pensamento Construtivista ou Construtivismo.
Essa teoria nos remete a pensar que a educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado alunos e Professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o...
tracking img