Jangada de pedra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Licenciatura em Português

José Saramago
A Jangada de Pedra


Introdução
José de Sousa Saramago (1922 - 2010) é um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português Nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18; Saramago é conhecido por utilizar frasese períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros. Publicou o seu primeiro livro, o romance Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Entre os livros de maior destaque estão o Memorial do Convento e o EvangelhoSegundo Jesus Cristo. O romance de que vou falar é de José Saramago, e intitula-se com o nome A Jangada de Pedra. Romance publicado pela primeira vez em 1986, é uma obra na qual o escritor português conta uma verdadeira aventura dos povos ibéricos que se separam geograficamente do continente europeu. Neste romance, a escrita assume um traço irónico, deixando transparecer toda a dúvida do escritorpara com a estabilidade da União Europeia. Em 1986, diga-se de passagem, Portugal e Espanha aliaram-se à Comunidade Europeia, daí esta obra de Saramago assumir o caráter de uma espécie de metáfora antieuropeísta.

2

O principal elemento da história está centrado na ação de cinco personagens que se encontram em locais diferentes. Em Portugal, com Joana Carda riscando o chão com uma vara denegrilho, Joaquim Sassa atirando uma pesada pedra ao mar, José Anaiço passando a ser acompanhado por um gigantesco bando de pássaros, Maria Guavaira na Galiza começando a desfazer um pé-de-meia e, também em Espanha, Pedro Orce sentindo o tremor da terra. A junção desses acontecimentos, curiosa e inexplicavelmente, dá início ao rompimento geológico dos Pirenéus, fazendo com que Portugal e Espanha sedesliguem totalmente da Europa e passem, tal qual uma descomunal jangada de pedra, a navegar pelo oceano afora, rumo a um novo destino. “A primeira fenda apareceu numa grande laje natural, lisa como a mesa dos ventos, algures nestes Montes Alberes que, no extremo oriental da cordilheira, compassadamente vão baixando para o mar e por onde agora vagueiam os mal-aventurados cães de Cerbère, alusão quenão é descabida no tempo e no lugar, pois todas estas coisas, mesmo quando o não parecerem, estão ligadas entre si. (…) A fenda, subtil, lembraria a observador humano um risco feito com a ponta aguçada de um lápis, muito diferente daquele outro traço com um pau, em terra dura, ou na poeira solta e macia, ou na lama, se com tais devaneios perdêssemos nos tempos”. O cão Ardent é também uma daspersonagens que vai compor a história composta pelas cinco personagens, uma vez que também sentiu o estalar da pedra. Os cinco personagens principais vão se encontrando aos poucos, primeiro Joaquim Sassa com José Anaiço, em seguida os dois encontram-se com o espanhol Pedro Orce. Aos três, junta-se Joana Carda, a qual une-se amorosamente a José Anaiço. Depois desses encontros, é a vez do cão Ardentaparecer, com um fio de lã azul constantemente à boca, e os conduzir até Maria Guavaira, que se apaixona por Joaquim Sassa. Dessa forma, os seis iniciam uma viagem pelo interior da Península Ibérica a qual os levará há descoberta de novos horizontes, tanto pessoal quanto coletivamente.

3

José Saramago sempre foi um escritor consciente da realidade social do seu país e da sua gente, toda a suaobra está marcada pela crítica à realidade nacional de um povo empobrecido e atrasado socialmente. Saramago parece acreditar, e isso pode ser comprovado nas suas inúmeras entrevistas e debates no qual participou, que Portugal e Espanha fazem parte de uma outra face da Europa, menos valorizada. Daí a separação dos dois países. A própria metáfora “Jangada de Pedra” remete a dois modelos de...
tracking img