Jane jacobs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JANE JACOBS

Escritora e ativista política, crítica da Arquitetura e do Urbanismo, e membro da redação da Revista Architectural Forum, enquanto foi publicada, Jane Butzner Jacobs nasceu em 4 de Maio de 1916 em Scranton, Pensilvânia, e conseguiu, como nenhum urbanista, explicar a cidade com clareza, simplicidade e sabedoria. Autodidata, nunca se formou em Urbanismo, Arquitetura, Jornalismo ou emqualquer outra área, mas inspirada contra a visão modernista do conceito urbanista da época, estudou e apresentou suas reflexões sobre o dia a dia dos bairros americanos.

Em 1961 teve publicado seu mais famoso livro “Morte e Vida de Grandes Cidades Americanas”, onde suas reflexões abrangem assuntos como os usos tecnocráticos modernistas, a segregação de usos, a preferência pelas baixasdensidades e pelo mundo automotivo que negava as calçadas, os espaços públicos e o comércio de rua.

Jane Jacobs estudou as ruas e as calçadas como sendo a visão que a população tem da cidade. Segundo ela, uma calçada e uma rua interessantes formam uma cidade interessante e se elas parecerem monótonas, a cidade parecerá monótona. Agregados às calçadas, estão os edifícios, os espaços públicos, que dãosignificado a ela e além destes, são as situações que se criam sobre ela que trazem suas referências e características. As calçadas se transformam em balés de pessoas, situações e atividades.

No capítulo do livro Morte e Vida de Grandes Cidades, denominado “Os usos das calçadas: Segurança”, Jane defende a dinâmica das ruas das metrópoles, sempre cheias de desconhecidos, ou seja, defende a altadensidade e ressalta que os urbanistas tinham que tê-la à vista, estudando o objetivo de fazer as pessoas se sentirem seguras diante dos desconhecidos, pois, quanto mais olhares uma rua recebe, mais segurança ela terá.

Mesmo os bairros considerados tranquilos podem se tornar perigosos e não é um guarda municipal que muda as ocorrências na rua. Estudos devem ser feitos para cada uma dassituações. A verdadeira proteção vem de seus habitantes, que funcionam como um vigia natural da rua.

Citando cidades como Los Angeles, Boston, Chicago, Nova York, estuda os diferentes tipos de rua e meios para mudá-las ou conservá-las, levando em conta a integração das crianças, a acessibilidade, refletindo sobre os meios de revitalização, sobre o caso das fronteiras etc. E diferentemente de LeCorbusier, que na época experimentava os tipos Cidades - Jardim, cheias de cercas e espaços próprios de recreação e o ideal da cidade bucólica de baixa densidade populacional, Jane Jacobs continuava sempre a defender o movimento da rua e a interação dentro e entre os bairros.

A escritora se preocupava em tornar a cidade viva. Em transformar a desorganização em ordem, ou algumas vezes em enxergar adesorganização como ordem. Procurou identificar no cotidiano das cidades americanas tanto as razões da violência, sujeira, abandono, quanto a boa manutenção, a segurança e a qualidade de vida das metrópoles. Sendo assim, formulou uma crítica em relação às verdades absolutas de planejamento urbano, defendendo a necessidade da diversidade urbana, onde a presença de pessoas em todos os horários do dia,todos os dias da semana seria o ideal. Jane Jacobs identificou a necessidade de alta concentração, valorização das esquinas e percursos, quadras curtas, edifícios variados e de diferentes idades, ressaltando algumas medidas para uma melhor qualificação urbana.

Jacobs demonstrou os efeitos destrutivos do planejamento racional centralizado sobre a vida urbana, defendendo a preservação dasrelações comunitárias e dos espaços urbanos personalizados.

O livro “Morte e Vida de Grandes Cidades Americanas” causou um grande impacto nos urbanistas e políticos, tratando do planejamento urbano, e mesmo 50 anos depois, vive a realidade das cidades atuais.


O contexto dos ataques de Jacobs ao urbanismo moderno ortodoxo era o programa norte-americano de renovação urbana das áreas centrais...
tracking img