Itga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Contingência
A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto tanto nas organizações como na teoria administrativa tudo depende. Ela mostra existir uma relação entre ascondições ambientais e as técnicas administrativa essas podem ser classificadas como variáveis ambientais independente e variável administrativa dependente dentro dessa relação funcionar.
Essarelação funciona é do tipo “se-então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos dessa organização.
Origens da teoria da contingência
A teoria dacontingência surgia de pesquisas feitas para verificar os modelos organizacionais mais eficazes ultilizado em algumas empresas. Essas pesquisas buscavam a confirmação se as organizações mais “bemsucedidas” seguiam os padrões da teoria clássica, desde a divisão do trabalho, amplitude de controle, gtr. Esses pesquisas geraram uma nova concepção de organização, sua organização e o seufuncionamento são dependente da comunicação com o ambiente esterno. Daí podemos notar que não existe um único e melhor jeito de organizar (the Best way).
Chandler buscou investigar sobre as mudançasestruturais em empresas como por exemplo a Dupont. No resultado da sua investigação pode nota-se que as estruturas dessas empresas foi sendo adaptada e ajustada a suas estratégias
Estruturaorganizacional corresponde ao desenho da organização.
Estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender a demanda do ambiente. Para Chandler, as grandes organizaçõespassaram por quatro fases distintas
1° fase acumulação de recursos. Com a expansão ferroviária o mercado do aço e ferro e o novo mercado de capitais, o rápido crescimento urbano. Daí surgiu a preocupaçãocom materiais de primas favorecendo os órgão de compra e a aquisição de empresas fornecedoras.
2° fase racionalização do uso de recursos as empresas tornaram-se grandes e precisavam ser organizadas...
tracking img