Italian family on ferry boat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Italian Family on Ferry Boat Leaving Ellis Island (1905);
Fotografia de Lewis Hine (1874-1940)

Hine, licenciado em Filosofia, Sociologia, e Professor de Ciência,também foi um apaixonado pela fotografia documental e jornalística. A sua objectiva era mais virada para a denúncia das condições e ainda com mais atenção nascrianças e emigrantes, dos que trabalhavam nas cidades industriais. Utilizava a máquina fotográfica como instrumento de educação e de alerta, mais do que procurar um efeitoestético, Hine fez desta (img.1) imagem um símbolo e uma homenagem ao drama humano dos emigrantes, ao mesmo tempo que lembra aos americanos as origens da nação que seconstruiu com esforço e trabalho destes.

img.1

Deixando as suas origens fundamentalmente rurais, estes emigrantes povoaram as grandes cidades indústrias daAmérica, sujeitando-se a salários baixos horários longos, habitações insalubres, ausência de regalias laborais.

O papel da fotografia na segunda metade do século XIXfoi muito importante, este revolucionou o mundo. A técnica fotográfica nasceu do desenvolvimento científico e tecnológico e remonta ao renascentismo com a descobertae utilização da câmara escura. Ouve muitos avanços até que na segunda metade do século XIX, começa a deixar de ser passatempo e passa a entrar no quotidiano. Aparecemfotógrafos profissionais com estúdio montado e os que levam as suas máquinas com tripé para o jardim e parques. Os jornais começam a utilizar a fotografiadocumental, a população comum começa a utilizar também para registar eventos. Alguns já a usam como forma de arte, esta não deixou indiferente os artistas.

img.2

tracking img