Isso ai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A partir da analise sobre a seleção de pessoas observamos a necessidade de ocorrer uma criteriosa pesquisa sobre o perfil dos candidatos, antes da contratação, pois é de acordo com essa analise que as empresas efetivarão as contratações de acordo as necessidades da mesma em questão. Alem disso, evitam problemas futuros que podem ocorrer através de uma contrataçãoequivocada.
O trabalho esta organizado em três tópicos, da seguinte forma:
No primeiro tópico apresenta os primeiros passos de uma seleção de pessoas, para que as organizações adotem um bom meio de seleção, que tragam benefícios tanto para o colaborador, como para a própria organização.
No segundo tópico, apresenta como são feitos os processos deseleção, para que as organizações analisem e visam qual o processo que se adapta a ela.
E no ultimo tópico, apresenta o relacionamento do processo de seleção com outras áreas. Visando como foco principal o desempenho do colaborador para o crescimento das organizações.
Seguidamente, teremos as considerações finais, sobre á analise do assunto geral, e o entendimentosobre todo o processo.

2. Seleção de Pessoal

Quando pensamos em seleção de pessoas, logo relacionamos seleção a uma comparação e a uma tomada de decisão. Tendo um papel significativo e de grande importância para a área de Recursos Humanos, esse procedimento trata de selecionar as pessoas que já passaram pelo procedimento de recrutamento, com mais competência para assumir o cargodisposto ou que esteja mais intimamente ligado ao perfil da vaga, ou seja, o candidato que melhor se encaixaria na vaga, esse é o principal objetivo da seleção de pessoal. Para se garantir uma seleção sem falhas, é necessário a análise de currículos apresentados, desde a fase do recrutamento para a decisão de qual o melhor candidato a ser empregado na vaga certa com sucesso.
Oprocesso de seleção inicia-se quando termina o recrutamento dos candidatos. Essas etapas se diferem de empresa para empresa, em que são feitas a seleção, apesar de todos terem o mesmo objetivo de escolherem o candidato adequado para vaga. Há varias etapas que o gestor de RH pode utilizar, sendo eliminatória, ele emprega de variadas formas e ferramentas para que se alcance uma conclusão sobre a admissãodo novo colaborador. Os principais elementos utilizados são os testes psicométricos, a busca de referencias do candidato, os testes de conhecimento e de capacitação, os testes de personalidade, os testes de habilidade cognitivos, os testes de desempenho e integridade e a aplicação de técnicas de simulação, e as entrevistas, que são as mais comuns entre os gestores, pois retiraram o maior numerode informações do candidato e se tornam eficazes.

2.1 Como são feitos os processos de seleção?

No inicio do processo, é feito a análise curricular, que é o instrumento inicial para a seleção, ou ficha de dos candidatos, identificando se o candidato possui os requisitos exigidos pelo cargo, em seguida e realizada a entrevista, sendo esta, a ferramenta que, mas influência nadecisão final dos gestores, pois mostram o ponto forte e os pontos fracos dos candidatos.
Após o fim da entrevista, seguem com os testes de seleção. Com a exigência do mercado, dentro das empresas, existem cargos que necessitam de profissionais capacitados para ocupar determinados cargos.
Os testes visam analisar o seu grau de conhecimento e suas habilidades dos candidatos,podendo ser realizada de forma oral e escrita dependendo da escolha do psicólogo, sendo estes, de caráter eliminatório.
O teste de capacidade ou conhecimento, avaliar o conhecimento geral e as habilidades de cada candidato, dependendo que qual forma o gestor irar conduzir.
O teste psicométrico ou psicotécnico tem finalidade de prever com maior probabilidade se o...
tracking img