Etnias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APÓS LEITURA DO SEU LIVRO CAP. ‘’RESILIÊNCIA E CULTURA DE PAZ EM UMA VISÃO INTEGRADA’’ E DOS ARQUIVOS DESSA UNIDADE, CONSTRUA UM PROJETO DE CULTURA DE PAZ PARA UMA DETERMINADA ESCOLA, A FIM DE COLOCAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE TRABALHEM COM A TEMÁTICA DE ‘’RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ’’.
PROJETO: “A CONSTRUÇÃO DA PAZ POR NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS”

Podemos destacar a violência na escolacaracterizada por atos de indisciplina, brigas, agressões, intimidação de professores(as) e alunos(as) por pessoas de fora da escola, depredações do patrimônio, roubos, tráfico de drogas etc.
Desde seu enquadramento cultural, paz e violência se aprendem.
Geralmente a criança reproduz no ambiente escolar sua vivência familiar, fruto do convívio ao qual está inserida, é como se fosse um mapasocial que possibilitam a compreensão de sua conduta e posicionamentos diante das situações.

OBJETIVO GERAL
O objetivo do Projeto é proporcionar aos educadores da rede pública Municipal de Apucarana e um espaço de formação, capacitação, discussão teórica, dinâmicas grupais e pessoais de não-violência, em vista de uma intervenção na realidade onde atuam.
A abordagem preventiva e de orientaçãoà violência na escola decorrente do uso de drogas, discriminação de todas as ramificações, através da promoção de estratégias de ações que venham a oportunizar melhor qualidade de vida às crianças, educadores e todo corpo de funcionários da escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Conscientização e combate a todos os tipos de violência no ambiente escolar e fora dele.

PÚBLICO ALVO
Crianças do 5º ao9º ano do ensino fundamental com seus familiares, corpo docente e funcionários/as da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, Apucarana, Paraná.

METODOLOGIA
Através da busca de parcerias com a Prefeitura Municipal, Clubes, Associações de Moradores, profissionais da área da saúde, representação de ONGS (como por exemplo, o Projeto Renascer que funciona em Apucarana há váriosanos).
Inicialmente deverá se formar uma comissão de organizadores. Estas pessoas se responsabilizarão pela estrutura do projeto, desde a digitação do cronograma de uma atividade, até a execução e apresentação do relatório de resultados obtidos.
Esta comissão poderá se composta não só pelo corpo docente da escola, mas também por pais voluntários, bem como, membros da secretaria de educação daprefeitura, toda comunidade de boa vontade e boas intenções.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Busca de parceria junto à comunidade escolar (pais, professores, equipe pedagógica, funcionários, alunos), prefeitura municipal, nre apucarana, country clube de apucarana, acadêmicos de educação física, junto ao pólo da uepg - universidade estadual de ponta grossa em apucarana, para ministrar as aulas epreparação da estrutura da programação.
Realização de seminários com objetivo de orientar e exclarecer dúvidas sobre os vários tipos de violência na escola e contra natureza (as turmas deverão ser dividas de acordo com a faixa etária);
Aulas gratuitas de teatro, futsal, tênis e natação a alunos/as ligados/as ao projeto.

Seminário I – Bullying Escolar e Vandalismo Contra o Patrimônio Público –Consequências e Penalidades
Convite à Polícia Militar de Apucarana, para o destacamento de algum membro do comando, para falar sobre a importância do patrimônio Público. Que se enfatize as fontes de arrecadação do dinheiro dos cofres públicos e as perdas que toda comunidade tem com a depredação através dos atos de vandalismo.
Tipos de assédio dentro da escola, como identificar e como denunciar.Seminário II - Drogas:
Busca de apoio junto à prefeitura no intuito de indicar um profissional (médico/a ou enfermeiro/a ou pessoa qualificada) para orientar as crianças sobre os vários tipos de entorpecentes e riscos à saúde (usar data show, folders, panfletos explicativos, etc. mostrando as consequências do uso ao nosso organismo).

Seminário III - Educação Sexual e a Homofobia:...
tracking img