Isomorfismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISOMORFISMO INSTITUCIONAL



Segundo Hawley citado por DiMaggio e Powell (2005) “o isomorfismo constitui um processo de restrição que força uma unidade em uma população a se assemelhar a outrasunidades que enfrentam o mesmo conjunto de condições ambientais”. No contexto empresarial, é utilizado para identificar organizações similares ou que possuem características parecidas, seja porfazerem parte de um mesmo campo, agrupamento ou cluster, seja pelo fato de serem influenciadas por organizações concorrentes, com destaque para as grandes organizações, que normalmente detêm uma fatia maiordo mercado, servindo de inspiração para as organizações menores ou praticamente obrigando-as a adotar condutas por elas impostas, em razão de sua influência nesse mercado.

Isomorfismo significaigualdade de forma, ou seja, é um processo restritivo que força as organizações a copiarem as estratégias e características adotadas por outras, só que muitas vezes o fazem sem os devidos cuidados,porque na maioria dos casos só levam em questão a redução de custos. DiMaggio e Powell (2005) argumentam que “a burocratização e outras formas de mudanças organizacionais ocorrem como resultado deprocessos que tornam as organizações mais similares, sem necessariamente as tornar mais eficientes”. Isomorfismo se divide em três categorias:

• Coercitivo é o resultado de pressões formais einformais exercidas pelas organizações das quais outras organizações têm relação de dependência, ou por pressões da sociedade na qual a organização atua.

• Mimético tem como característica principal aincerteza, que age como fator motivador da imitação, tal medida deve ser amplamente estudada antes de serem colocadas em prática pelas organizações, pelo fato de ser geralmente adotada em ambientesinstáveis, podendo resultar em perdas.

• Coercitivo tem como característica principal a profissionalização, diferente dos outros dois processos, no isomorfismo coercitivo a pressão não é...
tracking img