Resumo do artigo “a gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO ARTIGO “A GAIOLA DE FERRO REVISITADA: ISOMORFISMO INSTITUCIONAL E RACIONALIDADE COLETIVA NOS CAMPOS ORGANIZACIONAIS”



Na teoria organizacional moderna, existe uma visao de um mundode organizações diferenciado e diverso, buscando explicar a variação entre organizações em termos de estrutura e comportamento. O que é visto, há uma homogeneidade entre as organizações, e não umavariação aonde exista um campo já bem estabelecido.

O isomorfismo é o melhor meio de descrever o processo de homogeneização, pois, constitui o processo de restrição que força uma unidade em umapopulação a se assemelhar a outras unidades que enfrentam o mesmo conjunto de condições ambientais. Sendo que na esfera populacional a abordagem sugere que características organizacionais sãomodificadas na direção de uma compatibilidade cada vez maior com características do ambiente.

Tres mecanismos que ocorrem mudanças isomorficas são: isomorfismo coercitivo, isomorfismo mimetico eisomorfismo normativo.

Com relação ao isomorfismo coercitivo, podemos dizer que é o resultado de pressões formais tanto quanto informais, em que as organizações são submetidas, tanto por outrasorganizações que são dependentes, quanto pelas características culturais da sociedade em que a organização está inserida. Outro meio bastante importante na questão do isomorfismo coercitivo é a existencia de umambiente legal, que afeta aspectos do comportamento e da estrutura das organizações.

O isomorfismo mimetico é adotado a partir de ambientes de incerteza, e organizações tomam outras organizaçõescomo modelo de atuação, servindo como uma fonte de praticas que uma organização pode-se utilizar, que outrar organizações já utilizam com sucesso. Usualmente organizações novas, tomam como modeloorganizações com maior tempo de experiência, e com práticas já difundidas e desenvolvidas no mercado, a fim de modelos para se basear.

Pressões normativas geram um terceiro tipo de mecanismo de...
tracking img