Isolantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Murilo Figueiredo

Tema: “Isolantes”
ISOLANTES
 Definição
São os materiais que possuem grande dificuldade em ceder ou receber elétrons livres. Tal fato ocorre porque na última camada dos átomos que compõem o material, chamada de camada de valência, os elétrons estão fortemente ligados aos átomos.
A função básica da isolação é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada aocondutor no seu interior. Com isso, é reduzido ou eliminado o risco de choques elétricos e curtos-circuitos.
Podemos comparar a camada isolante de um cabo com a parede de um tubo de água. No caso do tubo, a parede impede que a água saia de seu interior e molhe a área ao seu redor. Da mesma forma, a camada isolante mantém as linhas de campo elétrico (geradas pela tensão aplicada) “presas” sob ela,impedindo que as mesmas estejam presentes no ambiente ao redor do cabo.
No caso do tubo, não pode haver nenhum dano à sua parede, tais como furos e trincas, sob pena de haver vazamento de água. Da mesma forma, não pode haver furos, trincas, rachaduras ou qualquer outro dano à isolação, uma vez que isso poderia significar um “vazamento” de linhas de campo elétrico, com subsequente aumento nacorrente de fuga do cabo, o que provocaria aumento no risco de choques, curtos-circuitos e até incêndios
 Tipos de Isolantes
Isolante Acústico
Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento. A absorçãoacústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os Níveis de pressão Sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade.
A reflexão de som por superfícies é extremamente importante em auditórios e recintos em que a boaaudibilidade seja necessária. São exemplos de isolantes acústicos os materiais: barreiras acústicas, espumas acústicas, lã de rocha e vidro acústico, sonex, etc.

Isolante Térmico
O isolamento térmico consiste em proteger as superfícies aquecidas, como a parede de um forno, ou resfriadas, como a parede de um refrigerador, através da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica.
Oisolamento térmico minimiza os fluxos de calor, quer por problemas técnicos (segurança, evitar condensação), quer por problemas econômicos (economizar energia), ou ainda por critério de conforto térmico. Normalmente, os materiais isolantes são porosos, e aprisionam o ar* nas pequenas cavidades do material sólido, evitando sua movimentação, e impedindo a convecção. Por isto, materiais porosos comporos pequenos e paredes finas de materiais de baixo valor de k, resultam em bons isolantes térmicos.* (k = 0,02 kcal/h. m.ºC, quando parado). São exemplos de materiais térmicos: espuma elastimerica, fibra de cerâmica, lá de rocha, lã de vidro, poliestireno, poliuretano, silicato, vermiculita.

Isolante Elétrico*

São os materiais que possuem altos valores de resistência elétrica e por isso nãopermitem a livre circulação de cargas elétricas, por exemplo, borracha, silicone, vidro e cerâmica e óleos. Os isolantes elétricos são separados de acordo com a tensão que se quer fazer o isolamento. Um pedaço de madeira, por exemplo, só pode ser considerado isolante até uma determinada classe de tensão, se elevar essa tensão a determinados níveis, ele pode se tornar um condutor de eletricidade.Neste sentido foi normatizada uma escala onde se determina ate que faixa determinado produto pode trabalhar sem haver perca de resistência elétrica pelo seu material isolante. As classes de isolamento utilizados em máquinas elétricas e os respectivos limites de temperatura conforme a norma 7094 são as seguintes:
Classe A – 105ºC
Classe E – 120°C
Classe B – 130ºC
Classe F – 155°C
Classe H –...
tracking img