Isolantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPUS UBERLÂNDIA
| Curso: Engenharia ElétricaDisciplina: Materiais Elétricos e Dispositivos Professor: Tatiana Tavares Turma: 11 |

Exemplos e Aplicações dos isolantes líquidos, gasosos e sólidos

| 5115131 - vitor francisco ribeiro matos5115407 – Marlon França oliveira | |

Isolantes Líquidos
Exemplos e aplicações:
Óleos minerais (geralmente extraídos do petróleo) : Seu uso estáconcentrado nos transformadores, cabos, capacitores e chaves a óleo.

Dielétricos líquidos à prova de fogo: Askarel, seu emprego, entretanto, já é mais recomendado em cabos e capacitores com isolamento em papel pois o askarel ao impregnar o papel confere-lhe uma característica mais homogênea e consequentemente, uma distribuição de campo elétrico mais uniforme, do que se o impregnante fosse o óleomineral. Com isto a capacitância dos capacitores pode ser elevada em até 40%.

Os askaréis se caracterizam ainda pela ausência de envelhecimento e da formação de subprodutos durante o seu uso. Com isso, varia pouco o valor da rigidez dielétrica de askaréis novos e em uso, não havendo necessidade de sistemas de purificação. Além disso, esse valor de rigidez dielétrica costuma ser mais elevado que odos óleos isolantes. Sua temperatura de serviço é um pouco superior à do óleo, se localizando a 110ºC.

Óleos vegetais: Tung, linhaça, costumam ser usados em lonas isolantes e fios elétricos.

Solventes: (empregados nos vernizes e compostos isolantes usados em sua maioria em transformadores) Álcool, tolueno, benzeno,benzina, terebentina, petróleo, nafta, acetatos amílicos e butílicos, tetracloretode carbono, acetona.
Isolantes Gasosos
Exemplos e aplicações:

Ar: O ar, como isolante, é amplamente usado entre todos os condutores sem isolamento sólido ou líquido, como, por exemplo, nas redes elétricas de transmissão e eventualmente de distribuição, onde os condutores são fixados a certa altura através de cruzetas, ou de braços, os quais, fixos a postes ou torres, são equipados com isoladores(de porcelana, vidro ou resina com borracha). Entre esses condutores nus, o isolamento é somente o ar, de tal modo que o afastamento entre os fios ou cabos é, entre outros fatores, consequência da rigidez dielétrica do ar. Esse valor varia acentuadamente com as condições de umidade, impurezas e temperatura. Seu valor a seco e limpo, a 20ºC, é de 45kV/mm; decresce, entretanto, rapidamente, a3kV/mm, sob ação da umidade, de contaminações provenientes de poluição, da pressão atmosférica e da temperatura, fatores normais no ambiente externo e, consequentemente, esse valor precisa ser considerado nos projetos.

Azoto: O nitrogênio, também conhecido como azoto, tem uma rigidez elétricavizinha a do ar nas mesmas condições de pressão e temperatura, e um poucoinfeiror quando sob pressoes elevada. Agrande vantagem em relação ao ar ésua inércia quimica, ou seja, é um gás quimicamente neutro: portanto, nãooferece o incoveniente do ar, que contem oxigenio, agente oxidante dosmaterias que estão em contato com ele. É incolor, inodoro insípido e formacerca de quatro quintos da atmosfera terrestre.

È utilizado, sob pressão, para encher transforamdores e protegê-los daumidade e da oxidação, quandoainda não colocados em operação, em cabosde alta tensão, condesadores e pára-raios.
O gás carbônico, ou dióxido de carbono, tem também uma rigidezdielétrica proxima da do ar, em todas as pressões. Apresenta uma vantagemsobre o a: é incomburente, ou seja, naõ alimenta a combustão. Devido a esseaspecto encontra largo emprego em dispositivos de combate a incêndio nasinstalações elétricas.Entretanto, produz ozônio como o ar, quando sob efeitodos eflúvios.

hexafluoreto de enxofre: O SF6 é usado como um gás isolante em subestações, como um isolador e médio refrescante em transformadores e como um isolador e extintor de arco eléctrico em interruptores para aplicações de alta e média tensão. Estes são sistemas fechados que estão extremamente seguros e livres de improváveis fugas.
Em sistemas...
tracking img