Isolantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
____________________________________________________________________________
Unip 10 de Outubro de 2012

ISOLANTES



Introdução

Os isolantes estão presentes no nosso dia a dia de várias maneira e em vários lugares, em aspectos e formas bem variados, existem isolantes elétricos, térmicos, acústicos, líquidos enfim parece algo indispensável em nossas vidas nos diasatuais.
Os materiais que não permitem o movimento de cargas elétricas no seu interior são denominados isolantes. Eles não possuem elétrons livres. Como exemplo isolantes podemos citar o acrílico, seda, lã, PVC, etc. Os isolantes se eletrizam por atrito, mas não se eletrizam quando são colocados em contato com outro corpo eletrizado.
Podemos denominar isolantes da seguinte maneira,materiais que se eletrizam facilmente por atrito com outro isolante. Neles as cargas elétricas têm dificuldade de se deslocar.
O propósito do isolamento elétrico pode ser ainda concebido como um “bloqueio” da corrente elétrica, impedindo-a de fluir por onde não deve passar; em resumo confinando-a aos circuitos condutores do sistema. O papel dos dielétricos na eletrotécnica é muito importante etem dois aspectos:- realizam o isolamento entre os condutores, entre eles e a massa ou a terra, ou, ainda, entre eles e qualquer outra massa metálica existente na sua vizinhança; -modificam, em proporções importantes, o valor do campo elétrico existente em determinado local.




Algumas descobertas da aplicação do isolante

Em 1735 foi publicada uma carta de Du Fayà Royal Society, nessa carta Du Fay descreve um princípio que afirma que um corpo eletrizado se repele a todos aqueles que também estão eletrizados e atrai corpos não eletrizados, e outro princípio descrito por Du Fay fala sobre a existência de duas eletricidades, a vítrea e a resinosa, e afirma que corpos com a mesma eletricidade se repelem e com eletricidades diferentes se atraem.Naquela época os pesquisadores achavam que o aquecimento de alguns materiais eram importantes para sua eletrização, Havia muitos insucesso no processo de eletrização de metais por não segura-lós com uma material isolante.
O vidro era um dos materiais mais usados por eletricistas no século XVIII, eram feitos diversos experimentos com vidros e madeiras secas. Há um relato de um experimento feitopor Gray, e que Du Fay relatou que também havia feito a experiência de eletrização de água, e nesse experimento foi usado o vidro aquecido como isolante.
Ainda naquela época eram utilizados algum tipos de fitas que eram aquecidas para ficarem eletrizadas, as fitas eram aquecidas, pois naquela época acreditavam que a umidade era responsável pela não eletrização de alguns materiais.
Emmarço de 2008 o professor Antônio José Felix de Carvalho deu inicio a um projeto que visa o estudo dos materiais poliméricos usados como isolantes em uma classe especial de fio esmaltados, esse fios são cobertos por duas camadas de polímeros, a primeira é isolante e a segunda termoplástica, que após um tratamento térmico específico, provoca a reticulação do polímero que torna a camada externatermorrígida.
A isolação elétrica é uma das mais importantes partes dos componentes de alta tensão e sua qualidade determina a confiabilidade dos diversos equipamentos elétricos utilizados na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, tais como cabos, capacitores, isoladores, transformadores, geradores e motores. Todo sistema de isolação elétrica é projetado para suportar diversosestresses, aos quais fica submetido durante sua vida. Estes estresses são normalmente classificados em quatro tipos, a saber: elétrico (tensão, freqüência de operação e sobre tensões), térmico (temperatura de operação e gradientes de temperatura), mecânico (vibração e torção) e ambiental (contaminação, corrosão), e podem agir sobre o sistema de isolação de forma individual ou combinada [FRUTH, 1992,...
tracking img