Iso ts16949

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO

TS 16949:2002

ENG. LUIZ CARLOS SPELLMEIER / Lead Assessor

Outubro de 2002

ISO TS 16949:2002

Prefácio

A ISO (Organização Internacional para Normalização) é uma federação mundial de organizações de normalizações nacionais (entidades membros ISO). O trabalho de preparação de normas internacionais é normalmente feito através de comitês técnicos.Cada entidade membro interessada no assunto pode ter um representante no comitê técnico. Organizações internacionais, governamentais ou não governamentais, em acordo com ISO também podem fazer parte dos trabalhos. Os colaboradores da ISO fecham com a Comissão Internacional Eletrotécnica (IEC) sobre todos os problemas de normalização eletrotécnica.

Os drafts de Normas Internacionais sãoelaborados de acordo com as regras estabelecidas pelo ISO/IEC Diretrizes, Parte 3.

A principal tarefa dos comitês técnicos é preparar Normas Internacionais. As normas draft internacional elaboradas pelos comitês técnicos circulam entre os membros internacionais para votação. Publicação como uma norma internacional requer a aprovação de no mínimo 75% das entidades membros com direito a voto ( vejaboletim CB 25).

Em outras circunstâncias, particularmente quando existe uma exigência urgente do mercado para estes documentos, o comitê técnico deve decidir por publicar outros tipos de documentos normativos:

- uma ISO Especificação disponível para publicação (ISO/PAS) representa um acordo entre especialistas técnicos de um grupo de trabalho ISO e aceito para publicação, se este é aprovadopor 50% dos membros com direito a voto.
- uma Especificação Técnica (ISO/TS) representa um acordo entre os membros dos comitês técnicos e é aceita sua publicação se aprovado por 2/3 dos membros com direito a voto(ver boletim CB 25).

Um ISO/PAS ou ISO/TS é revisto a cada três anos com o objetivo de decidir se pode ser transformado em uma Norma Internacional.

A Norma ISO/TS 16949:2002 foipreparada pelo Internacional Automotive Task Force (IATF) e Japan Automobile Manufacturers Association, Inc. (JAMA), com apoio do ISO/TC 176, Quality management and quality assurance.

Esta segunda edição de ISO/TS 16949 cancela e substitui a primeira edição (ISO/TS 16949:1999) que foi revisada tecnicamente.

Textos em itálico é o texto original da ISO 9001:2000. Outros textos são requisitosespecíficos do setor.

Nesta Especificação Técnica, a palavra “deve” indica um requisito obrigatório. Parágrafos marcados “Notas” são apenas guias para compreensão/esclarecimento associado a um requisito. A palavra “ deveria ” indicada em uma Nota é um guia somente.

Nesta Especificação Técnica, Deve " a palavra " indica exigências. Parágrafos marcados "NOTA" são para direçãoentendendo ou clarificando a exigência associada. A palavra "Deve" aparecendo em uma NOTA só é para direção.

Onde o termo "tais como" é usado, indica alguma sugestão dada apenas como orientação.

Observações para Certificação

Para obter recomendação de certificação desta Especificação Técnica por clientes membros do IATF, um acordo de certificação comum global tem sido estabelecido e Deve seraprovado (veja bibliografia 7). Requisitos suplementares específicos dos clientes para esta Especificação Técnica, se houver, Devem ser incluídos na auditoria para obter reconhecimento do cliente nesta certificação.

A certificação para esta Especificação Técnica, incluindo requisitos específicos dos clientes, é reconhecida por alguns dos membros clientes da IATF, quando alcançou a conformidadecom o esquema de certificação IATF (veja as "Regras para alcançar reconhecimento" da IATF).

Detalhes podem ser obtidos nas organizações que suportam a Internacional Automotive Task Force citadas na página seguinte.

NOTA: Todos IATF / OEMs participantes e fornecedores têm requisitos específicos de clientes em adição a esta Especificação Técnica.

Associazione Nazionale Fra Industrie...
tracking img