Iso 9001:2000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 9001:2000

BRASIL
2011

SISTEMAS DE QUALIDADE

Segundo a ABNT, 2000, sistema de gestão da qualidade é um conjunto de elementos que estão inter-relacionados ou em interação para estabelecer política e objetivos e para atingir estes objetivos, a fim dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade. Sistemas de gestão de qualidade, como o sistema ISO é umaforma de manter as empresas competitivas e com contínuo melhoramento de produtos e processos.
HISTÓRICO
A preocupação em garantir a qualidade dos produtos acabados já se fazia presente desde a implantação da indústria automobilística e da produção em série. O departamento de controle de qualidade era o responsável por garantir a qualidade das peças através da “Inspeção 100%”,realizada pelo inspetor da qualidade. Essa inspeção 100% evoluiu e tornou-se “inspeção por amostragem”. A qualidade, mesmo com essa mudança, era apenas excluir produtos defeituosos.
No final da década de 50 surgiram as primeiras normas designadas ao sistema de qualidade, essas normas eram mais aplicáveis nas indústrias bélicas e eram muito rigorosas. Em 1970 foram criadas normas multi-níveis, nas quaiso grau de aplicação é função de diferentes índices de complexidade: maturidade do projeto, complexidade do processo, dos aspectos econômicos e da segurança requerida. Segundo Marquesi (1995), nessa etapa de sua evolução, a normalização de sistemas da qualidade dava ênfase na qualidade do produto e exigia elaboração e guarda de elevado número de documentos e registros, burocratizando asorganizações e elevando seus custos operacionais.
Em 1979, na Inglaterra, por intemédio do “British Standadard Institute” (BSI), foi publicada a série das normas BS 5750, essa série era estendida para as atividades não-militares. Com pequenas mudanças na BS 5750, a “International Organization for Strandardization” oficilizou a série 9000. A série de normas ISO 9.000 foi emitida em 1987 e é menosespecifica, com diretrizes que podem ser aplicáveis em qualquer tipo de organização. Ela define o que um sistema de qualidade deve apresentar e não estabelece diretamente como fazer.
Em 1994, a norma passou pela primeira revisão, entretanto ela não teve o caráter estrutural que o mercado queria. Em 2000, houve uma segunda revisão, essa nova versão reuniu aspectos apontados em diferentes abordagens daqualidade como a TQM “Total Quality Management” e os prêmios da qualidade.
As normas da ISO só ganharam força apenas quando a Comunidade Econômica Européia adotou procedimentos que favoreciam empresas que tinham produtos certificados.
Atualmente a Europa detém 75,0% dos certificados emitidos no mundo, contra 7,7% da América do Norte, 7,5% da Ásia e 1,3% da América do Sul. No Brasil, aevolução de certificados no Brasil teve um crescimento entre os anos de 2000 a 2003, porém em 2004 o número de certificados foi menor que em 2003, a figura abaixo demonstra essa evolução:
Número de certificados Válidos No Brasil
[pic]
Fonte: Inmetro

FIGURA 1- Evolução de certificados válidos no Brasil
[pic]
Fonte: Inmetro
NORMAS, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM
O que é umaNorma? Para que serve uma Norma? Porque usar uma determinada Norma?
Uma norma serve como referência básica de parâmetros; para a produção, instalação, execução, projeto ou qualquer outra atividade que necessite de uma linha de trabalho. É como um guia para o planejamento de uma atividade. Por exemplo, quando se produz uma cadeira de escritório, são usados parâmetros de design, segurança,ergonomia. Depois são feitos vários testes dentro destes parâmetros. Em seguida, alguns profissionais se reúnem e definem as regras mínimas para se fabricar a cadeira, de maneira a não proporcionar acidentes, quebras ou problemas ergonômicos. Portanto, uma norma existe para garantir que uma atividade siga regras mínimas de segurança e qualidade.
Por estabelecer regras MÍNIMAS (frisei mínimas...
tracking img