Irrf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é IRRF?

O Imposto de Renda Retido na Fonte -IRRF ou IRF- é uma obrigação tibutária principal em que a pessoa jurídica ou equiparada, estáobrigada a reter do beneficiário da renda,o imposto correspondente, nos termos estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda.
O sistema de retenção doimposto de renda na Fonte tem as seguintes características:
 Atribuição a fonte pagadora do rendimento ou encargo de determinar a incidência;
 Esta mesmafonte pagadora calcula o imposto devido pelo beneficiário do rendimento;
 Dedução do Imposto do rendimento á ser pago;
 Recolhimento mediantedocumento específico e;
 Regimes de retenção exclusiva na fonte ou antecipação do devido no ajuste anual.

A falta de retenção ou recolhimento, pela fontepagadora, fará com que sejam devidos da mesma o imposto, a multa de ofício e os juros de mora.
Desta forma o contabilista deve alertar os responsáveispelos pagamentos da empresa que se atente a legislação, visando cumprir o dever de reter o imposto,nos casos legalmente devidos.


Como é aplicado?

Aprimeira forma de aplicação do IRRF, dá o direito ao contribuintede “antecipar” o pagamento do imposto de renda.A pessoa pode recolher o imposto ao longodo ano e declará-lo no final do ano em conjunto com o que falta para pagar.
Se o contribuinte for pessoa física, terá direito a uma restituição. Se forpessoa jurídica o IRRF da direito a um crédito tributário para a empresa.Esse crédito tributário é um vínculo de pagamento entre o contribuinte e o Estado
tracking img