Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Iracema

Iracema é um dos livros de romance indianista que foi criado no ano de 1856 por José de Alencar, o autor nasceu em Messejana no dia 1 de maio de 1829 e morreu em 12 dedezembro de 1877,no rio de janeiro, Alencar foi advogado, político, jornalista e escritor, Escreveu varias obras em sua vida dentre eles o O guarani (1857), Iracema (1865), eUbirajara (1874) buscava nos seus livros transpor a tradição indígena para a ficção relatando uso e costumes. Seus romances costumavam-se ser classificado em quatro categorias: Urbanos,históricos, indianista e regionalista.
A parte do livro a ser resenhado trata-se do momento que o estrangeiro está perdido, avista Iracema pela floresta e resolve segui-la pelamata, quando ele se depara com a cabana do pajé dos tabajaras, onde o mesmo convida-o para entrar em sua cabana.
O pajé da tribo junto com Iracema mostra toda sua hospitalidadeque é de costume, através do oferecimento de um lugar para o estrangeiro descansar juntamente com comida e água. Após a refeição eles começam uma breve conversa onde o pajé mostranovamente toda sua hospitalidade demonstrando que o estrangeiro poderia ter segurança e acomodação a vontade, mas deixando bem claro que estava fazendo tudo isso por tupã.
Oestrangeiro fica muito agradecido pela hospitalidade oferecida e se apresenta como Martin, diz que é um dos guerreiros brancos e conta todo o seu trajeto e sua história.
O texto mostratodos os costumes, mitos, lendas dos índios e toda a sua hospitalidade através da hospedagem com os visitantes europeus, A partir daí mostra como ocorreu a colonização dos europeusno país. Era isto que o autor José de Alencar procurava passar em seus romances, a realidade da historia do Brasil através do índio, pois representa a origem do povo brasileiro.
tracking img