Invisibilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Preconceito, indiferença e estigma, são alguns dos fenômenos que geram indivíduos socialmente invisíveis. A invisibilidade social é um fenômeno que a própria sociedade produz, e que decorreprincipalmente com o jovem negro e pobre. Uma das formas mais eficiente de tornar alguém invisível, segundo Soares, é através do estigma, este se origina quando negligenciamos a presença da pessoa, ou por meiode atitudes impregnadas de pré-conceitos, onde projetamos sobre um determinado indivíduo um retrato estereotipado, tornando-o, de certo modo, invisível.
Por não ser reconhecido ou minimamentenotado, o indivíduo absorve o estigma, sendo esta, uma “profecia que se autocumpre”, e muitas vezes para serem notados, esses “meninos invisíveis” eventualmente emergem e nos confrontam com a suaviolência, sendo essa atitude um esforço desesperado de ser reconhecido.
Fazendo um paralelo do documentário “Ônibus 174”, podemos pegar como exemplo o jovem Sandro, que sempre foi invisível para a sociedade,e para ser visto a forma que encontra é a violência. Com a arma nas mãos, ele produz sentimento de medo nas pessoas, mas um sentimento que gera a visibilidade, assim ele reafirma a sua existênciasocial e é respeitado diante dessa atitude violenta.
Isso faz pensar a nossa incapacidade de lidar com essas questões, pois a violência, pobreza, e tragédias do dia-a-dia como esta do documentário,estão presentes de tal forma que se tornou algo natural, já não nos afeta, isso porque aprendemos a conviver com esses fatos, para ter a nossa “cota de felicidade”. De acordo Soares, é devido ao nossomecanismo adaptativo, deixamos de ver esses meninos, para nós proteger, para livrar- nos da dor alheia e poupar-nos do sofrimento, “a gente deixa de ver os meninos porque, se visse, não conseguiria tocara vida”.
Estamos fugindo para não ver essa situação, mas ela continua fortemente presente na sociedade, e desse modo nunca chegaremos a perceber esses meninos famintos de existência social, de...
tracking img