Investimento e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/investimentos-estrategicos-em-sustentabilidade#ixzz2ColyXEpC
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


A chamada teoria demercados eficientes fundamenta que todo o valor de uma empresa está assimilado em seu preço real de negociação. Ou seja, o preço de um ativo reflete seu real valor no mercado. Isto cria a condição de que para um mesmo nível de risco assumido, a rentabilidade será sempre a mesma. Ao mesmo tempo, as empresas recebem exatamente o valor mais justo pelos seus títulos.

Essa hipótese é uma das maisdebatidas entre os teóricos de finanças, principalmente dentro de correntes como finanças comportamentais, que incorporam elementos de psicologia e sociologia para explicar que investidores (e pessoas em geral) não tomam decisões sempre racionais (Kahneman e Tversky 1979):

Existe evidência empírica do comportamento irracional dos investidores e mercados e, potencialmente, das “anomalias” dentro dahipótese de mercados eficientes. Este fato é reconhecido e utilizado por investidores e especuladores que trabalham buscando essas assimetrias de informação, que resultam em ganhos acima da média do mercado.

O sucesso do investidor Warren Buffet, que uma vez afirmou “eu seria um mendigo nas ruas se os mercados fossem sempre eficientes”, é mais um desafio à hipótese de mercados eficientes, umavez que seus rendimentos, e de alguns outros investidores, superaram os ganhos do mercado no longo prazo, criando a evidência de que as anomalias existem e podem ser utilizadas para gerar ganhos acima daqueles esperados para um determinado patamar de risco (Martin e Puthenpurackal 2008).


Warren Buffet fez sua fortuna entendendo as anomalias de mercado. Como um investidor de longo prazo,concentrou seus investimentos em empresas sólidas, de marcas reconhecidas e de modelos de negócios simples.

Ele e outros reconheceram que o valor das companhias está nelas mesmo, e não em oscilações do mercado que são o reflexo de temores e euforias irracionais e comportamento de manada. A boa gestão, a marca sólida, o modelo de negócio consistente e outras características da empresa ditam seusucesso futuro, além do comportamento de tendências do mercado, pois consideram valores intangíveis de um ativo.

Estas características são chamadas de “ativos intangíveis” das empresas, e representam um dos principais gaps de informação no mercado (violando uma das premissas da hipótese de mercados eficientes). Estes ativos são atualmente a principal forma de geração de valor das empresas. Um itemque ainda não está incorporado em uma avaliação de ativos intangíveis de uma empresa é sua atitude com relação à sustentabilidade e os desafios que esse paradigma impõe. Aos poucos essas questões têm se mostrado materiais, à medida que estudos tornam possível a quantificação financeira das estratégias de sustentabilidade.

Para ilustrar, um estudo recente da consultoria A.T. Kearney,demonstrou que empresas “seriamente comprometidas com a sustentabilidade” superaram a média do mercado nos meses da crise financeira de 2008. 16 dos 18 setores estudados apresentaram que empresas que tinham um comprometimento sério com a sustentabilidade obtiveram resultados melhores que a média (Mahler, et al. 2009).


Foto: João Gabriel

É importante destacar desse estudo que o universo dasempresas definidas como “comprometidas com a sustentabilidade” são aquelas listadas no Dow Jones Sustainability Index (DJSI) e/ou na lista SUSTAIN do Goldman Sachs e dizem respeito à proteção do meio ambiente, bem estar social e retorno financeiro.

Reconhecendo que sustentabilidade é uma questão inserida no pensamento de longo prazo, é importante perguntar: De que forma investidores podem...
tracking img