Beneficios do investimento na sustentabilidade e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios dos investimentos na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Orientadora:
ARAÚJO, Maria Aparecida.
Autores:
RODRIGUES, Kátia; FRANCO, Jeane de Ornelas; FRANCO, Jayne de Ornelas; SILVA, Glaucilene; JUSTINA, Dayana; SILVA, Adelândia.

RESUMO
Com as reações climáticas ocorridas no decorrer dos anos em várias partes do mundo, a população vem se despertando sobre aimportância de se cuidar do nosso planeta e como é fundamental sua mudança de comportamento gerando novas atitudes. Essas atitudes passam a ter uma visão sustentável importante e as organizações vêm investindo em ações de sustentabilidade e projetos de responsabilidade social agregando a sua historia ao seu novo papel no mercado, e conscientizando seus consumidores da importância para o mundo. Alguns dosinvestimentos das organizações para essa mudança é promover cuidados com a natureza, interação entre comunidade, funcionários e empresas, promover regras (ou normas) que expliquem e ajudem nas atitudes que devem ser tomadas já que fazem parte dessa mesma sociedade. O objetivo deste artigo é entender o porquê as empresas investem em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, mostrando osbenefícios desse investimento para a empresa e para a sociedade. Em pesquisas realizadas em livros, sites relacionados ao tema de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, conclui-se que as organizações devem estar atentas a esse tema e que esses investimentos trazem reconhecimento de mercado.
Palavras - chave: Sustentabilidade; Responsabilidade Social; investimento; benefícios.


Objetivo GeralEntender os motivos pelos quais as empresas investem em Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Objetivos Específicos
Verificar como o investimento em Sustentabilidade e Responsabilidade social pode trazer de benefícios para a empresa.
Descrever os investimentos da empresa Itaú na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
Apresentar através de um balanço social quais foram osinvestimentos da empresa.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado está cada vez mais exigente, e um tema importante no comportamento das organizações é a Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Esse assunto gera iniciativas que exigem mudanças econômicas e ambientais, o que define papéis e ações no mercado, buscando nova ética empresarial.
Surge uma nova forma de investimento que é considerada umgrande modelo de gestão de negócio que a cada dia afeta mais as empresas, propiciando melhores formas de investimentos.
Neste trabalho, buscou-se apresentar como os investimentos em sustentabilidade e responsabilidade social trazem benefícios para a empresa e para a sociedade.
Justificativa
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Sustentabilidade
Diante dos efeitos naturais que estão ocorrendo no mundo,a sociedade está se conscientizando da necessidade de mudar o comportamento em relação ao meio ambiente, e isso está refletindo nas empresas. A busca de um caminho sustentável exige que as organizações se preocupem com questões sociais, e procurem uma forma de conscientizar a sociedade, fazendo com que seus clientes utilizem adequadamente seus produtos e os serviços.
A Sustentabilidade estádiretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
De acordo com Bellen (ano 2006 p.37):
A sustentabilidade social refere-se a um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição equitativa de renda, gerando com isso a diminuição das atuaisdiferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida da população.
Quando as empresas adotam ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta com boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, promovendo os recursos necessários para as próximas gerações com uma boa qualidade.
2.2. Responsabilidade Social
Responsabilidade...
tracking img