Intervencionismo do estado e as frentes populares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O intervencionismo do estado
A depressão dos anos 30 marcou o fim do capitalismo liberal triunfante no século XIX. Perante as fragilidades da economia liberal verificadas pelas frequentes crises,são os próprios teóricos do liberalismo que admitem um papel activo do estado na regulamentação das relações que se estabelecem no mundo laboral e na criação de condições favoráveis ao desenvolvimentodas economias nacionais. Duvidando da capacidade auto-reguladora do mercado, tão cara aos pensadores mais liberais, consideravam ser a intervenção do estado a forma mais eficaz de corrigir desigualdadessociais e de evitar o agravamento das frequentes crises de capitalismo. De liberais, alguns economistas evoluem para intervencionistas.
O grande defensor da intervenção do estado na economia foiJohn keynes, economista britânico que criticou as politicas deflacionistas e defendeu a adopção de uma inflação controlada como forma de relançar os lucros das empresas e converter o ciclo vicioso dacrise no ciclo vicioso de prosperidade. Os primeiros lucros das empresas abririam as portas a novos empregados. Estes, vendo o seu poder de compra aumentado, fariam aumentar a procura de bens, trazendonovos estímulos à produção. Por seu lado, a necessidade de aumentar a produção geraria novos postos de trabalho. Ao estado caberia acompanhar este incremento do emprego, transformando-se num novo eimportante patrão com a adopção de políticas de investimento, de combate ao entesouramento e de ajuda às empresas em dificuldades.

O NEW DEAL americano
O NEW DEAL foi o programa de reformas sociaise económicas, inspirado no já falado modelo keynesiano, e aplicado pelo presidente Roosevelt, em 1933 nos Estados Unidos da América. Tinha objectivos como superar os efeitos da grande depressãooriginada pela crise de 1929, problema este a ser resolvido na primeira fase, e numa segunda fase a garantia do bem-estar da população americana
As primeiras preocupações referiam-se a resolver o...
tracking img