Intertextualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERTEXTUALIDADE
A expressão intertextualidade se refere, basicamente, à influência de um texto sobre outro. Podemos dizer que todo texto é um intertexto, pois, ao escrever, estabelecemos um diálogo - às vezes inconsciente, às vezes não - com tudo o que já foi escrito. Assim, cada texto representa um elo na corrente de produções verbais; retomando textos anteriores, reafirmando uns econtestando outros.
A Intertextualidade é um forte aliado às novas concepções de ensino segundo a linguística moderna, pois privilegia a interdisciplinaridade e a adaptação dos conteúdos, ela funciona, nesse caso, como um elemento riquíssimo, capaz de propagar o saber em diferentes contextos, aproximando extremos.
Esse mecanismo tornou-se também uma forma de interligar extremos, aproximar diferentesvertentes e diversificar a língua portuguesa tornando-a mais significativa enquanto elemento vivo que evolui e inova com passar dos anos.

ALGUNS TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
* CITAÇÃO: Trata-se de uma transcrição do texto a que se faz referência, devendo esta estar sempre em destaque, seja por aspas, negrito ou itálico, como complementação, exemplo, ilustração, reforço ou abonação daquilo que elepretende dizer ou demonstrar. Pode se direta ou indireta.
Citação Direta: cópia fiel do texto do autor da obra pesquisada. Deve-se informar o AUTOR, o ANO da edição do livro e a PÁGINA em que está a citação. Pode ser:
Direta curta: é a citação de até 3 linhas. Abre aspas dentro do texto. Exemplo:
Para MOWEN ( 1988, p. 242), “as crenças dos consumidores representam o conhecimento e deduções queum consumidor tem sobre objetivos, seus atributos, e seus benefícios providos.”
Direta longa: é a citação a partir de 4 linhas. Recua 4cm da margem, não abre aspas. Exemplo:
A partir da especificidade do jornalismo, Eco (1998, p. 14) questiona:
O que é um jornal, se não um produto, formado de um número fixo de páginas, obrigado a sair uma vez por dia, e no qual as coisasditas não serão mais unicamente determinadas pelas coisas a dizer (segundo uma necessidade absolutamente interior), mas pelo fato de que, uma vez por dia, se deverá dizer o tanto necessário para preencher tantas páginas?

Citação Indireta: é a interpretação do pesquisador daquilo que o autor escreveu. O pesquisador baseia-se no dito pelo autor e explica com suas próprias palavras. Deve-se informaro autor e o ano da edição do livro, não precisando informar a página onde foi extraído. Exemplo:
Complementando, Coombs (1998), observa-se que ao se criar um site Institucional, uma estrutura física sempre precisa de uma estrutura sólida. Montar um site na Internet não é diferente, quanto melhor a sua base, mais eficaz será o site.

* PARÓDIA: trata-se de uma composição literária que imita,cômica ou satiricamente, o tema ou/e a forma de uma obra séria. O intuito da paródia é fazer-lhe uma crítica, inverter ou distorcer suas idéias. Exemplo:
O 'Adeus' de Tereza
A primeira vez que eu fitei Tereza,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus...
E amamos juntos... E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala...
(Castro Alves)Tereza
A primeira vez que vi Tereza
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna.
(Manuel Bandeira)

* PASTICHE: é a imitação rude de outros criadores – escritores, pintores, entre outros – com intenção pejorativa, ou uma modalidade de colagens e montagens de vários textos ou gêneros, compondo uma espécie de colcha de retalhos textual. A tradução seinsere na esfera da intertextualidade porque o tradutor recria o texto original. Exemplo:No trecho abaixo, Machado de Assis, em seu conto "O cônego ou a metafísica do estilo", faz um pastiche bíblico:
* “Vem do Líbano, esposa minha, vem do Líbano, vem... As mandrágoras deram o seu cheiro. Temos as nossas portas toda a casta de pombos...”
- “eu vos conjuro, filhas de Jerusalém, que se...
tracking img