Autocad apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDOS DE AUTOCAD THAÍS RODRIGUES IBIAPINA TERESINA MARÇO DE 2011.

AutoCAD

Introdução Atualmente se exige dos profissionais constante atualização, o que requer enorme esforço. No campo da Engenharia e Arquitetura acontece não seria diferente. Com a tecnologia para ajudar a trabalhar com mais eficiência e precisão, a cada dia mais velocidade e presteza são cobradas nos projetos. Com istoem mente a ordem é atualizar-se e aprender rapidamente as tecnologias que garantem produtividade e precisão nos trabalhos. Este material é uma contribuição a todos que decidiram conhecer as novidades.

Índice Capítulo 01 – iniciando um desenho - tela gráfica - conceitos básicos do AutoCAD - INICIAR, SALVAR E ABRIR UM DESENHO Capítulo 02 – interface com o usuário - configurações iniciais: UNITS,LIMITS, GRID, SNAP, ORTHO - entrada de dados dinâmicos Capítulo 03 – comandos de Desenho - Básicos: line, erase, undo, redo e seleção - Comandos de formas geométricas: circle, arc, rectangle, ellipse - Outros comandos: point, polyline, donut, multiline, hatch e text Capítulo 04 – Sistema de coordenadas - Coordenadas ABSOLUTAS, RELATIVAS E POLARES - Ferramenta de precisão OSNAP Capítulo 05 –Comandos de Aferição - List, Dist, ID, Area, Time, Status, Cal, Divide. Capítulo 06 – Edição do desenho -Comandos básicos de modificação: Fillet, Trim e Extend -Construção e Edição: Move, Copy, Mirror, Rotate, Offset, Stretch, Array, Break, Spline, Explode. Capítulo 07 – Propriedades do Objeto Aprender a organizar o desenho corretamente dentro de camadas de acordo com as informações contidas no desenho.Capítulo 08 – Geração de Bibliotecas Aprender a criar bibliotecas Capítulo 09 – TEXTO Formatação de textos no AutoCAD

Capítulo 10 – Dimensionamento Aprender a criar, adicionar e configurar cotas na escala desejada. Capítulo 11 – Impressão Aprender a imprimir o desenho na escala desejada. ANEXOS

Capítulo 01 – iniciando um desenho - tela gráfica

Cursor Área gráfica

Menu de aplicaçãoBarra de acesso rápido Menu superior

Painéis da Ribbon

Linha de comandos Linha de Status

- conceitos básicos do AutoCAD O AutoCAD trabalha no plano cartesiano de coordenadas x,y por isso é importante o conhecimento de geometria descritiva para desenhar com ele. O desenho em 2D será feito em um plano cartesiano com eixos X e Y que está posicionado na tela gráfica e sua origem (0,0) nocanto inferior esquerdo da tela. No canto inferior esquerdo da área gráfica, na linha de status, há um contador de coordenadas. Se deslocar o cursor para o canto inferior esquerdo, verá as coordenadas 0,0. Conforme deslocar o mouse as coordenadas mudam. O desenho pode ser feito em qualquer parte dessa área. - INICIAR, SALVAR E ABRIR UM DESENHO QNew : Começa um novo desenho. Ao acionar essa opção,surge a janela seguinte, na qual é possível escolher um arquivo padrão de template (temporário) para começar o desenho. O template define padrões básico de desenho como: unidade de trabalho, limites, precisão de casas decimais, ajustes de SNAP, GRID e ORTHO.

Open : Abre um arquivo já existente. Ao acionar o comando aparece a janela na qual é preciso selecionar o arquivo. Os arquivos do AutoCAD têmextensão .DWG, portanto selecione um arquivo com esta extensão e clique em Open.

Save : Salva um desenho. A primeira vez que se grava um desenho o AutoCAD pede um nome para o arquivo, o qual deve ser colocado no quadro File Name. Esse comando também pode ser acessado pelo menu de aplicação.

Close: Fecha o arquivo corrente. Se ainda não salvou o arquivo, pode salvá-lo antes de fechar. Saveas: Permite salvar o desenho com outro nome. É útil quando se deseja ter um desenho que até certo ponto é igual a outro.

Exit: Essa opção fecha o AutoCAD.

Capítulo 02 – interface com o usuário - configurações iniciais UNITS: esse comando permite escolher uma unidade de trabalho 1- Clique no menu Format e em Units 2- Na janela selecione: Type: milimeters Precision: 0.00 3- Dê OK no final O...
tracking img