FICHAMENTO
Interrogando a Identidade – Homi Bhabha

De dentro da metáfora da visão que compactua com uma metafísica ocidental do Homem, emerge o deslocamento da relação colonial. A presença negra atravessa a narrativarepresentativa do conceito de pessoa ocidental: seu passado amarrado a traiçoeiros estereótipos de primitivismo e degeneração não produzirá uma história de progresso civil, um espaço para o Socius; seu presente,desmembrado e deslocado, não conterá a imagem de identidade que é questionada na dialética mente/corpo e resolvida na epistemologia da aparência e realidade. Os olhos do homem branco destroçam o corpo do homem negro e nesse ato deviolência epistemológica turbado.

Ao articular o problema da alienação cultural colonial na linguagem psicanalítica da demanda e do desejo, Fanon questiona radicalmente a formação tanto da autoridade individual como dasocial na forma como vêm a se desenvolver no discurso da soberania social. As virtudes sociais da racionalidade histórica, da coesão cultural, da autonomia da consciência individual, assumem uma identidade imediata,utópica, com os sujeitos aos quais conferem uma condição civil. O estado civil é a expressão última da tendência inata ética e racional da mente humana; o instinto social é o destino progressivo da natureza humana, a transiçãonecessária da Natureza à Cultura. O acesso direto dos interesses individuais à autoridade social é objetificado na estrutura representativa de uma Vontade Geral - Lei ou Cultura – onde Psique e Sociedade se espelham,traduzindo transparentemente sua diferença, sem perda, em uma totalidade histórica.
As formas de alienação e agressão psíquica e social - a loucura, o ódio a si mesmo, a traição, a violência – nunca podem ser reconhecidas comocondições definidas e constitutivas da autoridade civil, ou como os efeitos ambivalentes do próprio instinto social. Elas são sempre explicadas como presenças estrangeiras, oclusões do progresso histórico, a forma [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Interrogando a identidade – homi bhabha. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Interrogando-a-Identidade-Homi-Bhabha/822833.html

MLA

"Interrogando a identidade – homi bhabha" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Interrogando-a-Identidade-Homi-Bhabha/822833.html>.

MLA 7

"Interrogando a identidade – homi bhabha." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Interrogando-a-Identidade-Homi-Bhabha/822833.html>.

CHICAGO

"Interrogando a identidade – homi bhabha." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Interrogando-a-Identidade-Homi-Bhabha/822833.html.