Redes profineth

686 palavras 3 páginas
O PROFIBUS (acrónimo de Process Field Bus) é o 2º tipo mais popular sistema de comunicação em rede Fieldbus ficando atrás somente do protocolo Modbus, sendo que em 2004, estimava-se que existiriam mais de 10 milhões de nós instalados mundialmente. Foi desenvolvido em 1987 por Johan Sartwish Wilman, em São Petersburgo. Trata-se um padrão aberto de rede de comunicação industrial, utilizado em um amplo espectro de aplicações em automação da manufatura, de processos e predial. Sua total independência de fabricantes e sua padronização são garantidas pelas normas EN50170 e EN50254. Com o PROFIBUS, dispositivos de diferentes fabricantes podem comunicar-se sem a necessidade de qualquer adaptação na interface.
Fig.1
O PROFIBUS pode ser usado tanto em aplicações com transmissão de dados em alta velocidade como em tarefas complexas e extensas de comunicação. Através de seu contínuo esforço de desenvolvimento tecnológico, o PROFIBUS é o sistema de comunicação industrial mais bem preparado para o futuro. A Organização de Usuários PROFIBUS está atualmente trabalhando na implementação de conceitos universais para integração vertical baseada em TCP/IP. PROFIBUS oferece diferentes protocolos de comunicação (Communication Profile): DP e FMS. De acordo com a aplicação, pode-se utilizar como meio de transmissão (Physical Profile) qualquer um dos seguintes padrões: RS-485, IEC 61158-2 ou Fibra Ótica. O Perfil da Aplicação (Policátion Profile) define as opções do protocolo e da tecnologia de transmissão requerida nas respectivas áreas de aplicação e para os vários tipos de dispositivos. Estes perfis também definem o comportamento do dispositivo.
Perfil de Comunicação O perfil de comunicação PROFIBUS define como os dados serão transmitidos serialmente através do meio de comunicação.
Fig.2

PROFIBUS-DP - Periferia Descentralizada (Decentralized Periphery) O DP é o perfil mais frequentemente utilizado. Otimizado para alta velocidade e conexão de baixo custo, foi projetado

Relacionados