Internet and strategy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de São Paulo

ARTIGO

Strategy and the Internet

Disciplina: Marketing de Serviços

MARKETING MATUTINO
SÃO PAULO, 2008.

[pic]
"Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e sevenda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” 
( Peter Drucker )

ÍNDICE

1.INTROUÇÃO
4

2.OBJETIVOS
6

3.ANÁLISE
6

4.CONCLUSÕES
8

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9

1. INTRODUÇÃO

O marketingon-line promete muito para o futuro. Seus mais ardentes apóstolos visualizam uma época em que a Internet e o comércio eletrônico substituirão revistas, jornais e até lojas como fontes de informação e compras. Mesmo assim, e a despeito de todo o frenesi e das promessas, o marketing on-line pode estar a anos da realização de todo o seu potencial. E, mesmo quando isso acontecer, é pouco provável quetodas essas previsões tão abrangentes se concretizem. É claro que o marketing on-line continuará sendo um modelo de negócios completo e acabado para algumas empresas da Internet, como Amazon.com, eBay, Yahoo! e Netscape, e para as empresas de marketing direto, como a Dell Computer. (...) Mas para a maioria das empresas, o marketing on-line continuará sendo apenas uma abordagem importante ao mercadopara ser utilizada juntamente com outras abordagens em um mix de marketing totalmente integrado.

KOTLER, 2005

A importância do planejamento estratégico transcende a prática empresarial. Apesar de muitas vezes malcompreendido e pouco usado, o planejamento é uma ferramenta imprescindível no desenvolvimento de organizações e instituições.

SILVA & TENCA 2006

AInternet tem se apresentado como forte meio de expansão de horizontes organizacionais ao redor do mundo. O boom tecnológico ocorrido durante os anos 90 proporcionou a criação de uma vasta rede de comunicações e business opportunities. Algumas das grandes empresas do mercado atual operam exclusivamente pela Internet como Yahoo!, AOL e Google. O crescimento do e-commerce pode ser exemplificado combase nos altos investimentos em propaganda pela Web. Há dez anos atrás, em 1998 as organizações despendiam quase 2 bilhões de dólares em anúncios na Internet (KOTLER, 2005), número que tem subido substancialmente.

Porém esse crescimento vezes desenfreado fez com que muitas empresas se lançarem desenfreadamente numa corrida pelo controle desse novo mecanismo, inclusive algumas oconsiderando a nova diretriz de seu negócio (Porter, 2003). Tal fato criou um quadro de padronização de empresas online e representantes de empresas físicas na web, dificultou o bom funcionamento da concorrência entre organizações além de criar grandes barreiras para o desenvolvimento de vantagens competitivas por parte das organizações. Tudo isso cria empecilhos para o bom funcionamento do mercado.

“Otermo "estratégia competitiva" se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem sustentável.

A estratégia competitiva genérica está baseada em duas definições básicas: (1) Escopo de atuação (largo ou estreito) e (2) Tipo de vantagem competitiva (baixo custo ou diferenciação).Definido o posicionamento estratégico da empresa, através da escolha de uma estratégia competitiva genérica a ser perseguida, o passo seguinte é a definição das vantagens competitivas sustentáveis a serem desenvolvidas ou aproveitadas, a partir das competências e recursos disponíveis na empresa.”
Wikipédia

2. OBJETIVOS

Esse trabalho tem com objetivo principal estudar, de forma...
tracking img