Internet 4g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Internet 4G


RESUMO

Neste artigo abordaremos a “evolução” da internet 3G que é a 4G. Esta nova tecnologia promete aumentar em até 180 vezes a velocidade da 3G. Atualmente esta tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos e em aparelhos da Coréia do Sul (local onde esta tecnologia foi desenvolvida).

Palavras-chave: Internet. Tecnologia.

INTRODUÇÃO

A internet 4G é a evolução daatual 3G essa nova tecnologia promete aumentar a velocidade de transferência de dados de 7 megabytes (velocidade atual da 3G) para até 100 megabytes por segundo. No Brasil o uso desta tecnologia está programado para 2012 com liberação para todo o Brasil. Segundo o Presidente da TELEBRAS (Telecomunicações Brasileiras S.A.) a Sky será a primeira fornecedora desta tecnologia fornecendo este serviço comvelocidade de 5 gigabits de banda.

ABSTRACT


The 4G´s internet is the evolution of current 3G. this new technology have the promises to increase the speed transfer of 7 megabytes of data( the current speed of 3G) up to 100 megabytes per second. In Brazil the use of this kind of technology is scheduled for release in 2012 for the entire country. According to the President ofTELEBRAS(Telecomunicacoes Brasileiras SA) a company named Sky will be the first provider of this technology by providing this service at speeds of 5 gigabits of bandwidth.


PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS


O procedimento metodológico adotado foi mostrar a evolução do fornecimento de internet móvel ao longo do tempo. Para este artigo utilizamos sites, blogs, podcasts, livros e revistas da área. Nossoprincipal objetivo foi demonstrar as pesquisas que estão sendo realidas nessa área.


1. EVOLUÇÃO


1.1. TECNOLOGIA 1G


Existem vários assuntos relacionados à tecnologia, mas um tema muito importante e interessante de se abordar é sobre a tecnologia móvel, que já existe há um pouco mais de três décadas.

A tecnologia um 1g, surgiu no começo da década de 80, onde os dispositivos móveis(celulares), tinham a característica de somente fazer a transferência de dados (no caso, voz) através de ondas cuja forma variava de forma continua.

Devido a esta tecnologia ser baseava em um sistema analógico, ela se tornava muito limitada, interferindo em alguns aspectos pertinentes como segurança (escutar ligações alheias usando um sintonizador de rádio).

Esta tecnologia, apesar de ser umpouco ultrapassada em relação à telefonia móvel, é muito popular ainda nos Estados Unidos (padrão 1G AMPS).

Outros exemplos de sistemas analógicos: AMPS, ETACS, NTT, NMT, C450.


1.2. TECNOLOGIA 2G


As tecnologias pertencentes à segunda geração de celulares (da qual faz parte também o 2,5G). Pertencem a este grupo de telefonia os sistemas TDMA, CDMA e GSM.

O TDMA (Time Division MultipleAccess – Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo) foi uma das primeiras tecnologias digitais empregadas. É um sistema dual-band e dual-mode, aproveitando-se, assim, do uso das antenas AMPS em regiões que não possuem suporte a essa rede. Por tais razões, o TDMA é bastante difundido no Brasil, ainda mantendo-se detentora da maior cobertura.

Embora haja uma evolução quanto ao envio de dados, navelocidade de 14,4 Kbps, a tecnologia TDMA fica restrita ao envio de torpedos, e-mails curtos e downloads simples.

De três anos para cá, foi implantada, no Brasil, a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications – Sistema Global para Comunicações Móveis). Por ser de arquitetura aberta, permite a combinação de componentes de vários fabricantes, tornando-se mais flexível e econômica,inclusive para as operadoras. Essa é também uma das tecnologias em que mais se investe atualmente, tornando-se, dessa forma, o padrão mais popular no mundo.

Um dos seus diferenciais é o uso de um cartão de memória que permite à gravação de dados pessoais, tornando mais simples e rápida a troca de aparelho sem perda de informações e de maneira segura e eficaz. Apresenta, também, uma velocidade de...
tracking img