Internet 1G , 2G, 3G e 4G - Resumon

1426 palavras 6 páginas
Na recente história da telefonia celular, um dos maiores desafios é absorver as tecnologias e novidades que se apresentam em nosso cotidiano.

Neste artigo temos como objetivo esclarecer as gerações de celulares chamados 1G, 2G , 3G e 4G; tema que causa muita confusão no mercado pois as vezes é interpretado como uma jogada de marketing ao invés de uma evolução tecnológica no setor.

No Brasil já usamos as gerações 1G, 2G , 3G e em futuro próximo deverá ser homologado a geração 4G, que depende de mudanças na legislação pelo orgão regulamentador, leilão das áreas a serem exploradas pelas operadoras, e investimento para acesso em redes de banda larga sem fio. No exterior, temos várias operadoras trabalhando com a geração 4G que beneficia os consumidores pela alta performance dos serviços prestados via protocolo IP. Com isso, as tecnologias baseadas no Iphone e Droid nos EUA oferecem serviços de altíssima performance via aplicativos que utilizam o acesso de banda larga para serem executados.

Nas gerações 1G e 2G basicamente saímos de uma tecnologia analógica para digital onde na 1G só a voz era possível ser explorada. Com o advento do 2G, a telefonia móvel passa a ser digital e com isso pode-se explorar os caminhos digitais como as mensagens de texto (SMS). Na gerações 3G e 4G já totalmente digital se explora o uso de bandas largas para serviços diferentes de voz e mensagens de texto. Aparecem os serviços de downloads de alta performance e uso de outras tecnologias combinadas.

Pode-se dizer que o 4G é um avanço tecnológico que ultrapassa o conceito de tecnologia móvel e explora a tecnologia de transmissão de rádio utilizando as bandas largas sem fio totalmente orientadas ao protocolo IP (Internet Protocol). Nesse contexto, as gerações avançadas absorvem todas as tecnologia passadas garantindo ao consumidor continuidade de serviços e acesso a os mais variados aplicativos da telefonia móvel.

Para melhor entendimento, segue uma abordagem cronológica da

Relacionados