Intermodalidade e multimodalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Logística é um termo de origem militar que estava associado à técnica de deslocação e transporte das tropas e seu abastecimento. É uma atividade ligada ao processo de planejamento e gestão de uma cadeia de abastecimento. A logística teve um grande desenvolvimento após os anos 70, devido à globalização da economia e teve como objetivo a redução dos custos de produção, armazenamento etransporte. Plataformas logísticas são pontos ou áreas de cadeias de transporte e logística onde se concentram atividades de carga, descarga, armazenamento, etiquetagem, etc. É uma zona delimitada no interior da qual se exercem, por diferentes operadores, todas a s atividades relativas ao transporte, logística e distribuição de mercadorias.
Porto seco é um terminal intermodal de mercadorias,rodo-ferroviário, situado no interior de um país que possui uma ligação direta a um porto marítimo.
A Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o porto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como todos os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, como o propósito de providenciar níveis deserviços adequados aos clientes a um custo razoável. Possui atividades primárias que são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
O transporte é a atividade básica que trata da movimentação tanto de matérias primas quanto do produto final. É considerada por muitos como a atividade mais notória e conhecida no meio empresarial, devido a sua importância nos custoslogísticos: absorve cerca de 2/3 desses custos.

Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:
Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
Aquaviário: marítimo e hidroviário;
Aéreo.

Transporte Multimodal de cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidade desde transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidadeúnica de um Operador de Transporte.
O conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas é aquele que evidencia o contrato de transporte multimodal e rege toda a operação de transporte, desde o recebimento da carga até sua entrega no destino, podendo ser negociável ou não, a critério do expedidor.
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal detransporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.
A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um doc. de transporte, cobrindoo trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OMT, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia.

TRANSPORTE MULTIMODAL

O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em queserão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega . Assim para a mercadoria chegar até seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ouexportador se envolva nessas trocas.
A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, implica a acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, tais como, transbordo, handling entre outros.

Requisitos
Para um transporte ser considerado multimodal, é necessário que:

Seja realizado, pelo menos, por dois modos de...
tracking img