7 Aula Log Stica Internacional Modais De Transporte Internacional

529 palavras 3 páginas
Técnico em
Logística
IESB / Pronatec 2014

Professor João Santiago
Email: Prof.joaosantiago12@gmail.com

Modais de Transporte
Internacionais

3

Modais de Transporte


Aéreo



Ferroviário



Dutovíario



Marítimo



Rodoviário
4

Quanto a forma
 Unimodal
 Multimodal
 Intermodal

5

Multimodalidade
A realização de transportes do tipo multimodal é uma prática bastante utilizada no escoamento de mercadorias e propicia redução dos custos e dos tempos de operação na exportação.

6

Multimodalidade x Intermodalidade
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.
7

Multimodalidade x Intermodalidade
A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo
OTM,
que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia.
8

OTM – Operador de transporte Multimodal
A Operação de Transporte Multimodal é aquela que, regida por um único contrato de transporte, e utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino. Tal operação é executada sob a responsabilidade única de um operador de transporte multimodal.
9

OTM – Operador de transporte Multimodal
É a pessoa jurídica contratada como principal, para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino por meios próprios ou por intermédio de terceiros. O OTM assume perante o contratante a responsabilidade pela execução do contrato de transporte multimodal, pelos prejuízos resultantes de perda, por danos ou avarias às cargas sob sua custódia, assim

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas
  • DICIONÁRIO JURÍDICO BRASILEIRO, Estou postando pora que possa facilita nos vida pois tive muita de dificuldade de encontra-lo.
    164939 palavras | 660 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas