Interesses conlito e poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Interesses, Conflitos e Poder
As organizações vistas como Sistemas Políticos – Resumo

Carlos Daniel Romanzini

1. INTRODUÇÃO
A metáfora das organizações vistas como sistemas políticos têm duas abordagens. Conforme a primeira, pode-se entender as organizações como sistemas de governo, que variam de acordo com os princípios políticos que são empregados. As organizações podem serautoritárias, democráticas, tecnocratas, etc. De acordo com a segunda abordagem, pode-se tentar desvendar a detalhada política da vida organizacional. Para esclarecer a vida organizacional no dia-a-dia, deve-se perceber os arranjos que são formados, através dos quais pessoas com diferentes características tentam alcançar seus interesses particulares. Estes interesses só são assumidos privadamente, pois se tema idéia de que nas organizações impere o racionalismo, onde todos os membros procuram por objetivos comuns. A política é vista como algo disfuncional, e não como um aspecto essencial.
2. ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS DE GOVERNOS
É comum vermos os termos autocracia e democracia sendo utilizados para descrever a natureza de uma organização. Quando isto acontece, está-se, implicitamente,estabelecendo-se paralelos entre as organizações e os sistemas políticos de governo. Do mesmo modo, quando fala-se em organizações burocráticas ou tecnocráticas, estamos caracterizando a organização em termos de um estilo particular de regra política. Estas palavras têm em comum o sufixo cracia (do grego kratia ), que significa poder ou governo. O seu prefixo indica a natureza precisa do poder ou da forma degoverno empregado.
As formas mais comuns de regras políticas encontradas nas organizações são:
AUTOCRACIA ( “Vamos fazer desta forma” )
BUROCRACIA ( “Espera-se que façamos desta maneira” )
TECNOCRACIA ( “A melhor maneira de fazer isto é desta forma” )
DEMOCRACIA (“ Como vamos fazer isto” )
Geralmente, na prática, encontramos tipos mistos de organizações. A análise política propõe que sedescubra quais princípios são mais marcantes, onde, quando, porque e como predominam. A seguir, algumas características de organizações que possuem os estilos acima citados.
Organizações Autocráticas: esta organizações são regidas por gerentes autoritários, que manipulam habilmente o poder, como resultado das suas características pessoais, laços de família ou habilidade em sedimentar a influência e oprestígio dentro da organização. Os principais exemplos destas organizações são as empresas dirigidas pelo próprio dono (“este é o meu negócio e vou dirigi-lo como eu quiser”), onde o interesse da família e tradição são mais importantes. Outros exemplos são as grandes corporações (como a ITT, sob a direção de Harold Geneen), sindicatos, organizações beneficentes ou clubes dominados por oligarquiasauto-perpetuadoras. Nestes exemplos, o poder final para decisões importantes permanece nas mãos de um único indivíduo ou grupo.
Organizações Burocráticas: a forma de regulamentação é associada ao uso da palavra escrita, e é exercida pelos burocratas que se sentam atrás de suas mesas, fazendo e administrando regras para a organização. O poder e a responsabilidade estão intimamente relacionadoscom o conhecimento e uso das regras por parte de alguém, o que implica numa forma praticamente legal de administração. Assim como nas organizações autocráticas, o padrão de poder e autoridade é firmamente estável e claramente definido. Um exemplo são as empresas estatais.
Organizações Tecnocratas: o poder e a responsabilidade estão diretamente ligados ao conhecimento e especialização técnica dealguém. O padrão de poder e autoridade está em constante fluxo, a medida que diferentes indivíduos ou grupos sobem ou descem na estrutura de poder, de acordo com suas contribuições técnicas. As pessoas que têm maiores conhecimentos (“geniozinhos”), tendem a absorver poder e influência, pois parecem ser capazes de entender as preocupações dominantes, ou de abrir novos caminhos de sucesso para a...
tracking img