Interdisciplinaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERDISCIPLINARIDADE: UM AVANÇO NA EDUCAÇÃO!

Rúbia Mara Pacheco

 
1. INTRODUÇÃO: - A REALIDADE É UM BANCO DE IDÉIAS
  “Em grandes grupos, em dupla ou até mesmo sozinho é possível integrar diferentes matérias e levar os alunos a compreender plenamente os conteúdos curriculares”.
A Interdisciplinaridade refere-se a uma nova concepção de ensino e de currículo,baseada na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento.
Paradigma (modelo, padrão) é um conceito atualmente usado para designar a forma de estruturação e funcionamento do cérebro humano. Neste sentido, paradigma é uma estrutura-modelo, um modo de pensar.
Segundo o construtivismo, o ser humano nasce com potencial para aprender. Mas este potencial - esta capacidade - só sedesenvolverá na interação com o mundo, na experimentação com o objeto de conhecimento, na reflexão sobre a ação. A aprendizagem se organiza, se estrutura num processo dialético de interlocução. Por isto a escola utiliza hoje as dinâmicas de grupo, que possibilitam a discussão, o diálogo. É preciso haver o elemento dialogante, para que o saber se construa. Nossos pontos de vista e nossas idéias se clareiamquando temos com quem discuti-los. A interação social no grupo de sala de aula é, pois, fundamental, para que a aprendizagem circule, movida pelas relações afetivas. A organização acadêmica tradicional, com os alunos fechados em si mesmos, pensando e produzindo sozinhos, deve abrir espaço para que aconteça a polifonia, o debate, o trabalho coletivo, a interlocução. Por outro lado, uma aprendizagemsignificativa exige, além da interlocução e da experimentação, o movimento do corpo no espaço e a utilização das estruturas mentais para relacionar os estímulos recebidos, formando conceitos claros. Conceituar é, para os filósofos gregos antigos, a primeira operação da mente - o ato pelo qual o espírito produz ou representa em si mesmo alguma coisa, compreendendo-lhe o significado.
Paradiscutirmos o tema “interdisciplinaridade”, começaremos pela compreensão de alguns termos específicos, conceituando-os com clareza.
INTER/DISCIPLINAR/IDADE deriva da palavra primitiva DISCIPLINAR (que diz respeito à disciplina), por prefixação (INTER-ação recíproca, comum) e sufixação (DADE - qualidade, estado ou resultado da ação).
Disciplina refere-se à ordem conveniente a um funcionamento regular.Originariamente significa submissão ou subordinação a um regulamento superior. Significa também “MATÉRIA (campo de conhecimento determinado que se destaca para fins de estudo) tratada didaticamente, com ênfase na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades intelectuais.” É uma palavra muito presente em instituições como o exército, a fábrica e a Igreja, que valorizam a disciplinana formação de seu pessoal.
A utilização desta mesma palavra para denominar os conteúdos escolares refere-se tanto à necessidade de submeter-se a mente à mesma ordem que controla o corpo dos educandos, quanto ao tratamento didático que deve ser dado a cada matéria escolar.
Na medida em que garantimos a integração dos conteúdos, estamos garantindo também sua significação para os alunos.Conseqüentemente, crescerá o interesse dos alunos pela escola, que, cada dia mais, perde espaço para a mídia e para todos os atrativos tecnológicos e eletrônicos dos meios de comunicação, computação e diversão.
Um grande problema da transformação curricular é que a escola é hoje uma das instituições sociais mais resistentes à mudança. Talvez, em parte, isto se deva ao fato de serem os professores os únicosprofissionais que “nunca saem da escola”. Nela eles se formam, como os demais profissionais, e nela eles permanecem atuando, repetindo o mesmo modelo de seus antigos professores, enquanto os demais profissionais deixam a escola para atuar em outros locais de trabalho.
Em grandes grupos, em dupla ou ate mesmo sozinho é possível integrar diferentes matérias e levar os alunos a compreender...
tracking img