Interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido durante o quarto semestre do curso de Administração, com foco nas disciplinas de Economia, Administração da Produção, Negociação Empresarial, Sistema de Informação Gerencial e Análise Financeira e Orçamentária.
Neste trabalho será apresentado o estudo de viabilidade para abertura de uma indústria de calçados no estado de Minas Gerais/MG. A empresa jáestá consolidada no Canadá e pretende levar seu produto ao Brasil, verificando entre as cidades Belo Horizonte, Nova Serrana, Divinópolis e Uberlândia, qual oferece as melhores condições para a instalação da indústria e comercialização dos produtos.
Procuramos atender as pequenas e grandes empresas do setor calçadista do país.

OBJETIVOS

Estudar a viabilidade econômica e mercadológica para aabertura de uma fábrica de calçados, no Estado de Minas Gerais/MG, através de uma análise compatível com os valores esperados para o projeto, de custos e despesas, e risco e retorno, e desenvolver um planejamento administrativo verificando se o cenário econômico é viável para a criação da fabrica, sendo a principal característica a Fabricação de Calçados Femininos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a)Desenvolver um planejamento administrativo verificando se o cenário econômico do estado é viável para a criação da indústria, como isso procurando proporcionar menor custo na fabricação.
b) Desenvolver uma análise compatível com os valores esperados para o projeto, custos e despesas, risco e retorno.
c) Desenvolvimento do produto a partir de incessantes esforços em pesquisa e inovaçãotecnológica;

1. CENARIO ECONÔMICO

* CONHECENDO O ESTADO:
Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil sendo a quarta maior em extensão territorial, que é de 586.520,368 km² (IBGE 2010). Está localizado ao sudeste do Brasil, com sua capital em Belo Horizonte. O estado é o segundo mais populoso do Brasil, possui 853 municipios e 19.597.330 milhões de habitantes (IBGE 2010).
Conforme pesquisarealizada pelo Ministerio da Saúde (Datasus) em 2010 a população de minas era formada por.9.641.877 Homens e 9.955.453 Mulheres onde 16.715.216 da população estava localizada em área Urbana e 2.882.114 em área Rural.
* PRODUTO INTERNO BRUTO:
PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade,continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.
* PRODUTO INTERNO BRUTO DE MINAS GERAIS:
Minas Gerais é a terceira economia do País. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado representou 9,37% do conjunto de riquezas geradas pelo Brasil em 2008, de acordocom o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, foi registrado um crescimento real médio de 10,9% do PIB mineiro, em relação a 2009, superando em 3,4 pontos percentuais o resultado nacional de 7,5%.
Entre 2002 e 2008, o estado ganhou 1,3% de participação no PIB brasileiro (IBGE –FJP). A economia mineira equivale às economias de países como Israel, Chile e República Tcheca.Entre os 184 países membros do FMI, o estado ocuparia a 46ª posição. (Figura I, II e III em anexo).
* PIB PER CAPITA:
O PIB Per Capita é um indicador que ajuda a verificar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. Para obter o PIB Per Capita dividi-se o valor do PIB pela população de um país ou região, obtém-se um valor médio per capita. O valor per capita foi o primeiroindicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país.
* PIB PER CAPITA BRASIL VERSUS MINAS GERAIS:
O Brasil teve em 2009 uma Renda Per Capita (por cabeça) de US$ 8.220, e atingiu o valor de US$ 10.900 em 2010, de acordo com a CIA.
Entre 2003 e 2010, por volta de 1000 milhões de pessoas integravam a classe C, a chamada nova classe média, sendo que então quase 30 milhões deram um salto...
tracking img