interatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola não se encontra em sintonia com a modalidade comunicacional emergente. Há cinco mil anos ela se baseia no falar-ditar do mestre. A sala de aula tradicionalmente fundada na transmissão de“A” para “B” ou de “A” sobre “B”, permanece alheia ao movimento das novas tecnologias comunicacionais e ao perfil do novo espectador.
O professor que busca interatividade com seus alunos propõem oconhecimento, não o transmite. Em sala de aula ele é mais que instrutor, treinador, parceiro, conselheiro, guia, facilitador, colaborador. Ele é um formulador de problemas, provocador de situações, arquitetode percursos, mobilizador de inteligências múltiplas e coletivas na experiência do conhecimento. Por sua vez o aluno vez, o aluno deixa o lugar da recepção passiva de onde ouve ,olha, copia, e prestacontas para se envolver com a preposição do professor.
www.saladeaulainterativa.pro.br/educaçao.htm
Para Silva (1998:29), a interatividade está na “disposição ou predisposição para mais interação,para uma hiper-interação, para bidirecionalidade - fusão emissão-recepção -, para participação e intervenção”. Portanto, não é apenas um ato de troca, nem se limita à interação digital. Interatividadeé a abertura para mais e mais comunicação, mais e mais trocas, mais e mais participação.
É a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressivamente complexo, e, ao mesmo tempo,atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuário e tecnologias comunicacionais (hipertextuais ou não), seja nas relações (presenciais ou virtuais)entre seres humanos. (Silva, 1999:155)
http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0001.htm
A disposição interativa permite ao usuário ser ator e autor, fazendo da comunicação não apenas o trabalhoda emissão, mas co-criação da própria mensagem e da comunicação. Permite a participação entendida como troca de ações, controle sobre acontecimentos e modificação de conteúdos. O usuário pode...
tracking img