Intensidade da osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Intensidade da Osmose

Introdução

A osmose se caracteriza como sendo um tipo especial de difusão, onde a presença de uma membrana semipermeável, de caráter seletivo permite apenas a passagemdo solvente para o lado interno da membrana. Essa força que impulsiona o solvente, é denominada de pressão osmótica e tem como principal característica, o fato de impedir a diluição da solução.Alguns fatores como, por exemplo, uma pressão externa aplicada ao sistema, pode dificultar ou até mesmo impedir que esse processo osmótico seja efetivo.
Algumas leis regem a osmometria e foramdeterminadas, experimentalmente por Van't Hoff que comprovou que em soluções diluídas de solutos não iônicos, a pressão osmôtica obedece as seguintes leis: - Em temperatura (T) constante, a pressãoosmótica é diretamente proporcional à molaridade da solução. Em molaridade constante, a pressão osmôtica é diretamente proporcional à temperatura absoluta da solução.


Discussão

Quando cortamosflores( rosas, margaridas, etc.) de suas plantas, costumamos mergulhar seus caules em água, para mante-las viçosas por mais tempo; isto acontece devido a penetração da água pelo caule. Por que issoacontece? Porque a água atravessa as membranas das células do caule e penetra nessas células mais rapidamente do que outros líquidos conseguem sair. Se colocarmos esse caule em água salgada, as floresmurchariam, pois perderiam água para a solução salgada, nesse caso, nota-se facilmente que a água sai do interior da célula para o exterior para poder se difundir no sal, pois já que se trata de umamembrana semipermeável que impede a passagem do soluto e, contudo, o sal não pode ir a procura do sal, é a água que sai a procura do sal, numa espécie de fenômeno de "ação e reação".


ConclusãoConclui que esse processo de verificação da intensidade da osmose em temperatura considerada constante é determinado pela primeira lei de Van't Hoff, que diz que em T constante, a pressão osmótica da...
tracking img