Propriedades colig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Coligativas.
Trabalho realizado sob orientações da professora de Química, Luciene

1) Introdução:

* O que são propriedades coligativas?

As propriedades coligativas sãopropriedades que se originam a partir da presença de um soluto não volátil a um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas nasolução.

* O que é osmose?

Osmose é um processo de transferência da água, do outro solvente, através da membrana semipermeável.

* Objetivos do experimento:

Observar a diminuição eo aumento do volume dos alimentos em questão e também perceber os processos de osmose em mecanismo de transporte celular.

2) Procedimentos e resultados

* O que foi feito?

Material:Três béqueres de 500 ml, dois ovos, duas ameixas secas, uma cenoura, açúcar, vinagre, solução concentrada de água com sal, um recipiente grande e uma colher de sopa.
A cenoura foi colocada em umrecipiente contendo uma solução concentrada de água com sal, as ameixas secas foram colocadas em um recipiente contendo água mineral. Logo em seguida o ovo foi colocado em um recipiente contendo vinagre,após alguns dias, o ovo foi tirado do recipiente com vinagre e colocado no béquer contendo apenas água, depois foi preparada uma solução de açúcar em água e o ovo foi deixado em observação por apenasum dia.

* Resultados obtidos:

O ovo diminuiu de tamanho e depois aumentou quando colocado na água, ao ser colocado na solução de açúcar ele diminuiu de tamanho outra vez, às ameixas secasdiminuíram de tamanho enquanto a cenoura murchou ao ser colocada na água com sal.

3) Explicação dos resultados:

Ocorreu em ambos os casos uma transferência de água do meio mais concentradopara o menos concentrado, através de uma membrana semipermeável, esse processo é chamado de Osmose. O ovo perdeu a casca quando foi colocado no vinagre porque a solução aquosa interna estava menos...
tracking img