Inteligencia espionagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE



















SERVIÇOS DE SEGURANÇA ESTRANGEIRAS




















Belo Horizonte
2012

SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ESTRANGEIRAS.



“As paredes têm ratos e os ratos têm ouvidos”, provérbio persa que com o passar dos séculos nebulosos de sangue derramado e traição, conspiradores ou inocentes, vítimas deperseguições na Rússia resumiam essa sábia advertência em “As paredes têm ouvidos”,

“Voar com o pensamento a toda a parte. Adivinhar perigos e evitá-los. Entender os inimigos e enganá-los ”. Estas frases parecer haver sido extraídas de um livro do estrategista Sun Tzu. Entretanto, elas foram escritas por Luís Vaz de Camões em seu épico, Os Lusíadas. Isso mostra que nossos descobridores possuíamuma excelente percepção estratégica, preocupando-se com os levantamentos de área, as ações de espionagem, a proteção dos conhecimentos sensíveis e outros procedimentos típicos da Atividade de Inteligência.
Pesquisar sobre esse objeto cinzento que são os serviços de inteligência estrangeiras, em certa medida se torna um trabalho árduo, afinal de contas o serviço e secreto. Aquela publicidade tipo“meu nome e James, James Bond... Só existe para o cinema.
O livro a Arte da Guerra, atribuído ao filosofo chinês Sun Tzu, já identificava, no distante século 4 a.C., os tipos de espiões e táticas utilizadas pelos estrategistas da época.
Na Antiguidade antes de invadir a Pérsia - Alexandre, o Grande, costumava interrogar os viajantes que vinham de terras estrangeiras para saber detalhes a respeitode outros territórios. Estas informações foram úteis na invasão do Império Persa.
A profissionalização de agentes aconteceu efetivamente a partir do século XV, quando vários reinos europeus formaram organizações para obterem informações no exterior, infiltrar-se em grupos dissidentes e protegerem segredos nacionais.
Já no século XX, durante a Segunda Grande Guerra, as Forças Armadas dospaíses envolvidos criaram complicados códigos para transmitirem suas mensagens, a fim de que os inimigos não descobrissem seus segredos.
Na batalha de Midway, por exemplo, que foi considerada uma das maiores batalhas navais da história da Humanidade, os militares dos Estados Unidos, apesar de estarem em minoria numérica, conseguiram derrotar o inimigo japonês.

Os norte-americanos monitoraram otráfego de mensagens em código enviadas pelo governo japonês e as decifraram. Assim, puderam descobrir o que o inimigo poderia fazer e onde ele estava.
Os serviços secretos sempre tiveram grande impacto nos acontecimentos históricos e de relevância mundial. Os serviços secretos são agências que representam o poder oculto dos Estados para que os tomadores de decisão possam efetuar suas escolhas com omenor risco possível, através das informações estratégicas produzidas.
O uso dos serviços de inteligências parte de um principio básico, conhecer o inimigo em todas as suas instâncias. E neste aspecto o conhecimento é um fator altamente estratégico e de valor para a definição de políticas internas e externas, e sua qualidade é base de respeito pelos tomadores de decisão. Segundo GeorgeWashington, em suas bases de políticas e construção de um novo Estado americano, “a necessidade de obter informações de qualidade é evidente e não precisa ser objeto de debate”.
A atividade de inteligência, ou produção de informações estratégicas, ou mais, produção de segredos, está intimamente relacionado com a política internacional. As relações internacionais têm seu palco constituído através dadiplomacia, e os bastidores através dos serviços especializados.
A história dos serviços de inteligências está intimamente ligada aos grandes acontecimentos da política internacional. Com a nova perspectiva mundial e com a guerra ao terror, as ações de inteligência têm um maior impacto do que nos tempos da guerra fria. Os serviços de inteligência atuam de forma mais efetiva nos bastidores,...
tracking img