Desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. Mneme – Revista de Humanidades. UFRN. Caicó (RN), v. 9. n. 24, Set/out. 2008. ISSN 1518-3394. Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais

DESMUNDO: O COTIDIANO DA MULHER NO BRASIL COLONIAL. UMA ANÁLISE CINEMATOGRÁFICA.

Diovana Ferreira de Oliveira1 Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí Graduanda diovana18@hotmail.com

ResumoBrasil Século XVI, o destino de algumas órfãs da metrópole portuguesa é o ‘novo mundo’; enviadas pela Rainha Dona Catarina para desposarem os primeiros colonizadores. A partir da adaptação cinematográfica da obra de Ana Miranda, lançada em 2003 com a direção de Alain Fresnot, esse trabalho pretende mostrar como as relações sociais, a Igreja, o Estado e a família, intervinham no destino e nocotidiano dessas mulheres. Além disso, analisar-se-á sua contribuição enquanto sujeito histórico nessa primeira fase da História Colonial Brasileira. Palavras-Chave: Gênero, Colônia, Cotidiano, Cinema. Abstract Brazil XVI century Sent by the Queen of Portugal, D. Catarina, the destiny of some orphan from the Portuguese metropolis is to get married with the first settlers. From the cinematographicadaptation of the book written by Ana Miranda, premiered in 2003 and directed by Alain Fresnot, this comunication intends to show how the social relations, the Church, the State and the family act in the destiny and in the daily lives of these women. Also, intends to analise their contribution as a historical subject in this first phase of the Brazilian Colonial History. Key-Words: Gender, cologne,daily, film.

Já que escrevi a Vossa Alteza a falta que nesta terra há de mulheres, com quem os homens casem e vivam em serviço de Nosso Senhor, apartados dos peccados, em que agora vivem, mande Vossa Alteza muitas orphãs, e si não houver muitas, venham de mistura dellas de quaesquer, porque são tão desejadas as mulheres brancas cá, que quaesquer farão cá muito bem à terra, e ellas se ganharão, e oshomens de cá apartar-se-hão do pecado (NÓBREGA, Padre Manoel da, 1552 apud MIRANDA, 2003, p. 9).

Os primeiros anos da empresa colonial na América Portuguesa caracterizavam um ambiente de grandes desafios e novas experiências para todos que aqui aportavam. Da mesma forma foi para as mulheres que aqui chegaram pré-destinadas a constituir família de acordo com as exigências da Igreja. De acordo com ofragmento acima, podemos averiguar determinadas características inerentes a essas mulheres, padre Manuel da Nóbrega solicita que elas sejam brancas, ‘puras’ e obedientes. Na Europa católica e no Brasil daquela época, a mulher era considerada objeto posse, de prazer (que somente o homem deveria sentir, pois, o prazer da mulher estava ligado ao pecado) e de procriação, nesse sentido a união com amulher branca e pura significava a pureza da ‘raça’ e também a prova inconteste de temor a Deus indispensável a um bom cristão.
Graduanda em História pela Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí. Cursando o 5° período do curso de Licenciatura em História.
1

1

ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. Mneme – Revista de Humanidades. UFRN. Caicó (RN), v. 9. n. 24, Set/out. 2008.ISSN 1518-3394. Disponível em www.cerescaico.ufrn.br/mneme/anais

Em Portugal, durante o período moderno, as principais confrarias eram destinadas à assistência de adolescentes pobres e órfãs. O principal objetivo era evitar que estas jovens se perdessem e vivessem em pecado aos olhos da Igreja Católica. Atribuíam a elas dotes para o casamento ou para a profissão religiosa. No legado da obediênciaelas eram encaminhadas para a vida social.
Estas casas destinavam-se a raparigas órfãs, porque a preocupação com estas meninas era muito grande. Sem pai que as guardasse e impusesse respeito, estas crianças estavam mais desprotegidas e considerava-se que se podiam perder mais facilmente. Tornava-se, portanto, urgente, recolhêlas e dotá-las para que se tornassem mais atractivas no mercado...
tracking img