Desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Filme Desmundo, aborda a situação da mulher no Brasil colonial. Através da historia de uma jovem portuguesa, órfã, Oribela, que chega com outras, para casarem com colonos que atéentão miscigenavam com as índias. Retratando a colonização do Brasil no século XVI sob o ponto de vista feminino. Mostrando como as relações sociais, a Igreja, o Estado e a família,influenciavam no destino e no cotidiano delas..
Oribela e as demais órfãs são oferecidas a seus pretendentes, onde ela, se mostra muito religiosa e sensível. Muito contrariada com asituação em que se encontra, desrespeita grosseiramente com quem se desposaria, Afonso Soares. Mesmo assim é obrigada se a casar com Francisco que a leva para seu engenho deaçúcar, sendo essa a chance de limpar seu nome devido a umas relação incestuosa com sua mãe da qual nasceu Vigilanda, uma menina com síndrome de down.
Oribela pede a Francisco um tempopara se acostumar com ele e assim futuramente conceber o casamento.
Ximeno, um comerciante e cristão-novo, vai à casa de Francisco fazer negócios, transparecendo um interesse mutuoentre ele e Oribela, deixando Francisco furioso, que mais tarde a violenta.
Muito triste, ela só pensa em voltar para Portugual e tenta fugir, mas é capturada por seu marido. Sendoacorrentada por ele como castigo. Após dias chorando sozinha, recebendo comida e tratamento com plantas medicinas, em seus pés machucados por uma índia, é solta.
Demonstrando estarconformada com sua situação, o casal convive mais tranquilamente ainda tendo uma grande vontade de voltar para sua terra.
Uma discussão entre Francisco e o padre sobre a catequesedos índios, mostrou a Oribela, que com ele estaria mais longe dos reino de Deus. Ao anoitecer, Vigilanda a ajuda a se disfarçar de homem para fugir e vai em direção a casa de
tracking img