Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Emocional - Daniel Goleman
Vida e Carreira
Goleman, nascido em 1946, é Ph.D em Psicologia pela Universidade de Harvard, onde também lecionou. O seu best-seller, Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que redefine o que é Ser Inteligente, foi publicado em 1995 e, em1998, foi seguido por Trabalhando com a Inteligência Emocional.
O interesse de Goleman na inteligênciaemocional surgiu com a percepção de que QI alto não é necessariamente pré-requisito para vida bem-sucedida. Em Inteligência Emocional, identifica muitas pessoas que, embora academicamente brilhantes, malogram na vida social ou corporativa. De modo inverso, identifica outras que não eram bem-qualificada ou notáveis em termos acadêmicos, mais ,ainda assim ,eram extremamente bem –sucedido em termosde vida pessoal e de conquistas profissionais. Goleman passou a relacionar a sagacidade nos negócios à inteligência emocional.
Pensamento-Chave
A inteligência emocional e o cérebro.
Na obra Inteligência Emocional, Goleman relata como a evolução de cérebro tem implicações em nossas emoções e reações comportamentais. Descreve como, em sua evolução de milhões de anos, o cérebro passou aencerrar três áreas principais: o tronco cerebral, hipocampo e o neocórtex.
Em razão desse curso de evolução, nossas emoções e a capacidade de pensar (as duas principais funções do cérebro que regulam nosso comportamento) estão situada em áreas separadas. Além disso, nossos centros emocionais recebem “estímulos” antes de nossos centros pensantes e podem reagir rápida e vigorosamente em algumassituações, a que tenhamos consciência da situação e pratica em controlar nossos sentimentos iniciais, podemos permitir respostas emocionais inadequadas que impedem um comportamento baseado na consideração de opções mais apropriadas. Nossas emoções têm “sabedoria” própria, que deveríamos aprender a usar mais, especialmente em termos do senso de intuição que elas oferecem. No entanto ,quando as pessoasenfrentam estímulos que provocam, por exemplo, medo extremo, raiva ou frustação, seu primeiro impulso de reação vem da amígdala. A menos que se exerça controle Inteligente, o cérebro muda pra o modo de sobrevivência, estimulando ações instintivas que, embora possivelmente acertada para a situação, não são pensada com racionalidade e podem estar muito erradas.
Nos dias de hoje não há a necessidadesde lutar ou fugir dos perigos que eram enfrentados pelos povos pré-históricos. Embora algumas reações instintivas sejam aconselháveis em determinadas circunstâncias, precisamos saber como a primeira reação no centro emocional do cérebro precede qualquer avaliação ou reação racional. A inteligência emocional consiste basicamente em entender esse funcionamento e em utilizar nossa IE, enquantotambém controlamos nossas reações para levar isso em conta.
A estrutura da Inteligência Emocional de Goleman
Goleman desenvolveu uma estrutura para explicar a inteligência emocional em termos de cinco elementos, que denominou autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e sociabilidade. Cada desses elementos tem características próprias, conforme descrito a seguir:
* Autoconsciência:Analisar como as emoções afetam seu desenvolvimento; usar seus valores pra orientar a tomada de decisões: avaliar seus pontos fracos e fortes e render com suas experiências (auto-avaliação); ser autoconfiante e seguro de suas habilidades e valores e objetivos.
* Autocontrole: Controlar seu temperamento; controlar o estresse, sendo mais positivo e centrado na ação; manter serenidade e ahabilidade de pensar com clareza sob pressão; lidar bem com os impulsos; cultivar a integridade de caráter e a moderação.
* Motivação: Aprecia desafios e estímulo; buscar o êxito pessoal; comprometimento; capacidade te tomar iniciativa otimismo; ser guiado por preferências pessoais ao selecionar objetivos.
* Empatia: A aptidão de identificar os pontos de vista alheios; comportar-se...
tracking img