Inteligencia de mercado tecnologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Monitoramento estratégico antecipativo: A Guerra de padrões entre BLU-RAY e HD-DVD” do Doutorando Enock Godoy de Souza

Este artigo apresenta uma Pesquisa na qual a metodologia de Monitoramento Estratégico do Ambiente proposta por Lesca (2003) foi utilizada para rastrear sinais antecipativos referentes ao provável vencedor da guerra de padrões entre duas tecnologias concorrentes eincompatíveis: o Blu-Ray, do consorcio liderado pela Sony, e o HD-CDC,do consorcio liderado pela Toshiba, considerando sinais emitidos entre julho de 2006 e dezembro de 2007. (THOSHIBA,2008).

A palavra Padrão, definida de acordo com o dicionário Houaiss (200, p 2.102) como “algo que o consenso geral ou determinado órgão oficial consagrou como um modelo aprovado”.

Entendemos que os padrõestecnológicos estabelecidos tanto pela Sony como pela Toshiba são de caráter conflitante, tendo em vista a grande concorrência entre elas, porem com tecnologias incompatíveis.
No ramo tecnológico é primordial para cada organização a inovação constante, para que alcance uma vantagem competitiva sustentável, a procura continua de inovação tecnológica é de certa forma um dos principais pilares para odesenvolvimento .
A guerra de padrões estabelecida por essas organizações conflita no interesse de ambas em dar continuidade com a tecnologia já estabelecida, notamos que não são apenas no ramo do Blu-Ray e HD-DVD, essa guerra entre padrões existe em diversas áreas e com o passar do tempo ira se estender.
O caminho se torna ardo para que determinado modelo é aceito, por um órgão oficial ou sermesmo consagro pelo conselho geral, ou seja para que se torne padrão, existem premissas extremamente criticas. A resenha cita alguns exemplos, destacando a dificuldade quando vários modelos ou ate mesmo formatos similares, disputam entre si em uma mesma indústria.
Em consequência da guerra de padrões claramente declarada entre Sony e Thoshiba, a pesquisa tem como objetivo aderir informações embases de dados eletrônicas na internet, com o principio de antecipar o processo formal de inteligência competitiva, consequentemente também antecipando o ganhador dessa batalha tecnológica.
Com extrema facilidade conseguimos afirmar que a antecipação do vencedor, ira diretamente atingir o consumidor final e a organização, a vantagem para o consumidor é o beneficio em escolher pelo padrão vencedor.A antecipação do vencedor diante as pesquisas realizadas, atribui vantagens grandiosas para a empresa que sair na frente, vinculando seu nome ao consorcio que supostamente ira vencer, diminuindo consequentemente seu custo.
Por outro lado, vale destacar o perdedor dessa guerra, consequentemente a tecnologia ficara em uma situação delicada, saindo com o tempo de circulação, acabando assim com seumercado. O consumidor que possui esse tipo de tecnologia terá que substituir seus aparelhos, substituindo pela tecnologia vencedora, ou seja, caso a Toshiba perca essa guerra, atuais usuários da marca, terão que trocar de aparelho para a Sony.

A questão abordada no texto sugere a pesquisa de um “agente inteligente” de software, que disponibiliza informações vindas da internet, com o objetivo dechegar a uma conclusão de forma antecipada da guerra ente os padrões.
Através desse software e com a utilização das informações extraídas da internet, o autor acredita ter informações seguras para classificar o ganhador antecipadamente, o que seria de extrema importância para todas as partes envolvidas.
Essa antecipação a meu ver é destacada de forma urgente no ramo tecnológico, envolvendodiversos aspectos e mudando consequentemente a vida útil no padrão utilizado pelas empresas, destaco que o resultado ira consequentemente atingir a sociedade e o mundo tecnológico de forma rápida.
A organização que conseguir ter a inteligência em antecipar o resultado, consequentemente terá vantagens múltiplas em relação a perdedora.






Economias de Rede - Network...
tracking img