Instrumentos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLAUDETE BORSOI
LOURENÇO WIEMES
NICE WAJSZCYK
SIMONE PADUAN

INSTRUMENTOS DE PESQUISA

FLORIANÓPOLIS
2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNICAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

CLAUDETE BORSOI

INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Trabalho submetido à avaliação com o objetivo de obtenção denota parcial e aprovação na disciplina CIN5003 - Arquivística, ministrada no curso de Biblioteconomia, 3ª fase, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Orientação: Eliana Maria dos Santos Bahia

FLORIANÓPOLIS
2005

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 INSTRUMENTOS DE PESQUISA 4

2 TIPOS BÁSICOS DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA 4

2.1 Guia 4

2.2Inventário 4

2.3 Catálogo 4

2.3.1 Montagem do catálogo sumário 5

2.3.2 Montagem do catálogo analítico 6

2.4 Repertório 7

2.4.1 Razões para que o repertório seja feito 10

3 INSTRUMENTOS DE PESQUISA AUXILIAR 11

3.1 Índice 11

3.2 Tabela de equivalência ou concordância 12

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar os tipos deinstrumentos de pesquisa que facilitam a localização dos documentos no acervo de um arquivo permanente.
A descrição dos conjuntos documentais deve ser feita em relação à sua:
- substância: indicando-se unidade de organização, funções, atividades, operações, assuntos;
- estrutura: indicando-se esquema de classificação adotado, unidades de arquivamento, datas abrangentes, classes ou tiposfísicos dos documentos, quantidade.
Além de tornar o acervo acessível, o objetivo dos instrumentos de pesquisa é divulgar o conteúdo e as características dos documentos.

1 INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Instrumentos de pesquisa consistem na descrição e na localização dos documentos no acervo, “e se destinam a orientar os usuários nas diversas modalidades de abordagem a um acervodocumental” (Miguéis, 1976:7).
Vários .........

2 TIPOS BÁSICOS DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA

2.1 Guia

2.2 Inventário

É um instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descrita dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries

2.3 Catálogo

Na terminologia arquivística, catálogo é definido como "relação metódica, na qual asentradas dos documentos são dispostas segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou outro, de todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, e sendo descritos de forma sumária e pormenorizada". Sua finalidade é agrupar os documentos que tratam sobre um mesmo assunto, ou que tenham sido produzidos num dado período de tempo, ou que digam respeito à determinada pessoa, ou a lugaresespecíficos existentes num ou mais fundos.
Estabelecida essa conceituação para o Brasil, nossos arquivistas devem estar atentos para as diferentes caracterizações de catálogo em outros países, principalmente quando deles nos vêm autores largamente difundidos entre nós. É o caso de Schellenberg ou de Antonia Heredita. Para o arquivista americano "catálogos em série contém informação similarà prestada pelos inventários (...), mas aparecem em forma de ficha". Já para a renomada professora de Sevilha, o objetivo de catálogo é "fazer a descrição da peça documental, entendendo-se como tal tanto o documento solto (carta, consulta), como a unidade arquivística (processo, dossiê)".
Para os brasileiros, catálogo é praticamente um inventário transfigurado, isto é, troca-se a ordemtopográfica pela temática. São duas as modalidades de catálogo, segundo as definições da ABNT: o sumário e o analítico.
SUMÁRIO - quando o catálogo disser respeito às séries. Para o historiador ele pode identificar temas e conteúdos, sem transmitir-lhe a informação sobre que espécie documental eles vêm grafados. Em resumo, têm-se "assuntos", sem distinguir "funções".
ANALÍTICO - quando as...
tracking img